No sábado (05/05) registradores civis e notários de várias partes do estado de Minas Gerais se reuniram no Caesar Business Hotel, em Belo Horizonte, para a realização do Simpósio Mineiro dos Registradores Civis. O evento foi uma iniciativa do Recivil em parceria com a Escola Nacional dos Notários e Registradores (ENNOR) e reuniu mais de 80 pessoas.
Antônio Maximiano , interventor do Recivil, abriu oficialmente o Simpósio Mineiro
A abertura do evento foi realizada pelos interventores judiciais do Recivil Antônio Maximiano Santos Lima e José Augusto Silveira. Participaram ainda da mesa de abertura o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto; a juíza aposentada do Distrito Federal, Eutália Maciel Coutinho; a registradora de imóveis do Mato Grosso, Maria Aparecida Bianchim; o Tabelião de Notas substituto de Brasília, Marco Antônio Barreto e a registradora civil e diretora da Anoreg-BR, Fernanda de Castro.
O interventor judicial do Recivil Antônio Maximiano Santos Lima iniciou o evento agradecendo a presença de todos e ressaltou a importância de encontros como este para o crescimento e o aprimoramento da classe.
Na sequência, o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, falou sobre sua vasta experiência na classe registral e sobre os desafios enfrentados pelos registradores e notários na atualidade.
Fernanda Castro, Maria Auxiliadora Bianchim, Ari Álvares Pires Neto e Marco Antônio Barreto acompanharam a abertura do evento.
O Simpósio transcorreu durante todo o dia com as palestras Gestão e Empreendedorismo no cartório, Apostilamento de Haia e Mediação e Conciliação. As plenárias foram ministradas pela registradora de imóveis do Mato Grosso, Maria Aparecida Bianchim; pelo tabelião de notas substituto de Brasília, Marco Antônio Barreto; pela juíza aposentada do Distrito Federal, Eutália Maciel Coutinho e pela registradora civil e diretora da Anoreg-BR, Fernanda de Castro.
A juíza aposentada do Distrito Federal, Eutália Maciel Coutinho, junto aos interventores do Recivil.
Para o interventor judicial do Recivil, José Augusto Silveira, o evento foi um sucesso. “Eu resumo da seguinte forma: organização impecável, palestrantes do mais alto nível intelectual, assuntos relevantes, atuais e de grande importância para a classe. Foi um simpósio que só veio enriquecer o nosso conhecimento. Não poderia ter sido melhor. Tenho certeza que atingimos nosso objetivo, pois as manifestações dos presentes foram todas muito positivas. Quem não participou, perdeu!”, declarou o registrador.
Fonte: Assessoria de Comunicação ( jornalista Renata Dantas)