Florianópolis (SC) – Registradores, autoridades e profissionais do Registro Civil de todo o país se reuniram entre os dias 10 e 12 de outubro, em Florianópolis, para a 30ª edição do Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI 2024). Representando Minas Gerais, cerca de 46 oficiais participaram do evento, incluindo o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Genilson Gomes; o segundo vice-presidente, Alexandre Barreto; a primeira-secretária, Soraia Boan; a segunda-secretária, Elaine de Cássia Silva; e a segunda tesoureira, Ana Carolina Baêta.
Organizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o evento teve como tema desta edição: “O Registro para Além do Registro: A Atuação do Registro Civil na Concretização de Direitos, Fomento Econômico e Eficiência Estatal”.
A programação iniciou-se com a apresentação e premiação do Conarci Acadêmico e o lançamento da Escola de Escreventes Civis, cujo objetivo é a capacitação dos colaboradores das serventias.
Para o presidente do Recivil, Genilson Gomes, os investimentos na área acadêmica são fundamentais para o fortalecimento do RCPN no Brasil:
“Este trabalho também vem sendo amplamente difundido em Minas Gerais, por meio do Recivil. Os cursos de qualificação oferecidos em todas as regiões do estado, além dos cursos presenciais na sede da entidade e os cursos on-line disponíveis na WebRecivil, são ações que auxiliam no dia a dia das serventias, para treinamento e atualização constante sobre normas e provimentos. O Conarci Acadêmico confirma a importância da capacitação em todo o país, respeitando as especificidades de cada região”, explicou.
Na abertura oficial do CONARCI 2024, a Arpen-Brasil prestou homenagem aos registradores civis gaúchos pelo trabalho desempenhado durante a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, destacando a força e resiliência do povo gaúcho.
“Deixo aqui o acolhimento da Arpen-Brasil a esse povo que tanto amamos. Aplaudimos a força demonstrada na reconstrução do estado. Com essa força e resiliência, declaro aberta a 30ª edição do CONARCI, aqui na ilha da magia”, disse Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.
Durante três dias, participantes de todo o Brasil discutiram o novo panorama do Registro Civil, abordando temas como o mercado e estratégias do novo RCPN, certificados do Registro Civil e a nova atribuição da atividade, a reforma do Código Civil Brasileiro, a arbitragem extrajudicial, entre outros.
Entre as palestras, o mineiro Marco Túlio, guitarrista da banda Jota Quest, se destacou ao encerrar o evento com a palestra “Sem Medo do Futuro”, levando provocações e reflexões para um auditório lotado com mais de 600 pessoas.
A oficiala Ana Lídia Alves Afonso, titular do Cartório de Registro Civil de Santa Bárbara, avaliou positivamente o encontro:
“Foi maravilhoso participar do CONARCI 2024. Além de rever amigos registradores, tive a oportunidade de me atualizar e acompanhar as inovações que serão introduzidas em nossa atividade”, destacou.
O presidente do Recivil, Genilson Gomes, concluiu o evento ressaltando a importância das discussões:
“Voltamos para nossos estados com a certeza de que ainda há muito a ser feito pelo Registro Civil no Brasil. Nós, presidentes das entidades estaduais, temos o compromisso de buscar soluções e meios para fortalecer o setor extrajudicial. Com diálogo, união e ações concretas, podemos fazer cada vez mais pela cidadania e pelo cidadão”, finalizou.
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil.