Iniciou neste feriado de 15 de novembro, o XVIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, que está sendo realizado até o próximo dia 18, no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió/AL. A abertura solene foi prestigiada por mais de 500 congressistas e os participantes foram recepcionados pelo discurso do presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar e pelo anfitrião do evento presidente da Anoreg-AL, Rainey Marinho.
Em uma recepção calorosa, Marinho destacou a satisfação em realizar o evento na capital. “Alagoas tem intenção de receber a todos de braços abertos e se mostra orgulhosa pela presença dos notários e registradores presentes nesse Congresso”. O presidente da Anoreg-AL também aproveitou para agradecer os membros do judiciário e legislativo que participaram da abertura.
Além disso, Marinho ressaltou ainda as conquistas que o presidente da entidade nacional, Rogério Bacellar, fez no decorrer de sua gestão. “O Rogério criou diversas entidades como: Rares, Ennor, Federação e Confederação com grande afinco. E esperamos que agora a frente da Confederação possamos dar continuidade a esse trabalho conjunto”, enfatizou em seu discurso.
O presidente da Anoreg-AL mencionou os projetos que foram realizados nos municípios alagoanos em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado e prefeituras, denominados “Moradia Lega I e II”. A ação permitiu que ofertaram gratuitamente a população de baixa renda que permitiram o registro de mais de 30 mil títulos para famílias de mais de 36 cidades, beneficiando mais de 100 mil pessoas. Por fim, agradeceu aos diretores, a família e os associados de Alagoas destacando que “os notários e registradores brasileiros estão fortes, unidos, sólidos e preparados para junto com a sociedade construir uma nação bem mais justa e um país melhor”.
Em seguida, Bacellar destacou os encontros descentralizados durante sua gestão que permitiram conhecer a realidade dos notários e registradores no país, incluindo a situação alagoana. Agradeceu as autoridades presentes na mesa de abertura e relembrou as conquistas da classe durante os 15 anos que está na presidência da entidade, tendo recebido a incumbência das mãos da presidente Léa Portugal. “Foi árdua e gratificante essa tarefa, mas foram inúmeras ações conquistadas, tudo isso com dedicação e apoio de toda a minha diretoria. Agradeço aos diretores que estiveram comigo o tempo todo e a equipe da Anoreg-BR”.
Autoridades
Participaram da mesa de abertura do Congresso: Léo Barros Almada, presidente do IEPTB, João Pedro Lamana Paiva, presidente do IRIB, Ubiratan Guimarães, presidente CNB, Paulo Rêgo, presidente IRTDPJB, José Cruz presidente do Instituto de Interdições do Brasil, Dante Ramos, representante da ARPEN-BR, deputados Federais PSB/PE, Gonzaga Patriota e Alex Canziani (PTB/PR), Helder Lima, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo representando o governado do Alagoas, Renan Filho, Sérgio Toledo, deputado estadual e representante da Câmara Legislativa, Carlos Cavalcanti, juiz de Direito e juiz auxiliar da Corregedoria geral da Justiça no Estado do Alagoas, Cornélio Lopes, corregedor do Estado do Rio Grande do Norte.
Em seu discurso, Alex Canziani, reforçou as palavras do presidente da Anoreg/AL de que foi a união da classe que tem ajudado no avanço da categoria. “Somente com a união conseguimos passar por esse ano difícil e assim devemos seguir”. Seguindo o protocolo de abertura Gonzaga Patriota foi o próximo a discursar e parabenizou a Anoreg-BR e Anoreg-AL pela realização do evento anual.
Representando o governador do Estado, Helder Lima, enfatizou a importância de se realizar um evento com temas relevantes para o desenvolvimento da sociedade e da classe. “Eu creio que a Anoreg faz um grande trabalho na prestação de serviços à população. E é orgulho para os alagoanos receber esse evento familiar e que reforça a instituição”.
A cerimônia de abertura foi encerrada com um coquetel de boas vindas aos congressistas.
Congresso
Durante o congresso, serão abordadas questões como Sistemas integrados dos cadastros públicos, dos bancos de dados e o sigilo das informações; Registros públicos contemporâneos: impacto na vida social e econômica do cidadão e o Habitat e os registros públicos: panoramas e desafios das cidades no contexto extrajudicial.
Feira Literária e Expocart
Além da atualização por meio da programação, o Congresso promove a Feira Literária, que possibilitam a aquisição dos títulos mais recentes da área de Direito Notarial e de Registro. No mesmo espaço acontece a Expocart que reúne empresas com soluções inovadoras direcionadas à classe.
Fonte: Anoreg-BR