O ano de 2020 é especial para o servidor público brasiliense Márcio da Silva Rubens. Nascido em 29 de fevereiro de 1976, ele comemora o aniversário no dia exato em que foi registrado. Coisa que só acontece de 4 em 4 anos.
"São 44 anos mas brinco que, oficialmente, são só 11", afirma.
Márcio nasceu em um ano bissexto – com 366 dias, um a mais que o normal. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), a chance de uma pessoa nascer no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.461.
Márcio foi um dos "sortudos" que veio ao mundo nesta data, na unidade de saúde onde hoje fica o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib). Ele afirma que, em anos bissextos, prepara uma comemoração especial de aniversário.
"A primeira coisa é agradecer a Deus, então eu vou na missa. Depois, vem a festa. No sábado mesmo o pessoal tá preparando o churrasco. Se eu não comemorar agora, só daqui a quatro anos".
De acordo com Márcio, nos outros anos, os amigos costumam parabenizá-lo no dia anterior ao oficial. "Fevereiro é um mês marcante, então acho mais fácil comemorar no dia 28", diz. O servidor afirma ainda que fica feliz em ter nascido em um dia incomum.
"Eu gosto. A gente é especial. Quem nasceu nesse dia é especial, porque é uma coisa rara demais."
Registros no DF
Segundo dados da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), em 2016, último ano bissexto antes de 2020, 231 pessoas foram registradas no dia 29 de fevereiro no Distrito Federal. Quatro anos antes, em 2012, a capital teve 185 registros.
Em todo o país, 12.522 pessoas vieram ao mundo nesta data em 2016, e 6.621 em 2012. De acordo com a Arpen, é proibida a alteração da data de nascimento dos bebês nascidos no dia 29 de fevereiro no registro civil.
Desde 1992, uma lei determina que o médico que fez o parto preencha a declaração de nascido vivo. Por isso, se a criança nascer no dia 29 de fevereiro, é essa a data que vai para a certidão de nascimento.
Nos anos não-bissextos, os responsáveis podem escolher se preferem celebrar o aniversário em 28 de fevereiro ou 1º de março. Já para os fins legais, a maioridade é completada em 1º de março.
Fonte: G1 Distrito Federal