Dentro dos próximos dias, nove cartórios brasileiros passarão a atuar como correspondentes bancários do Banco do Brasil. De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg BR), a iniciativa é experimental e objetiva verificar se é viável aplicar a inovação nos mais de 20 mil cartórios do País.
Para essa etapa inicial, foi selecionado um cartório por unidade da federação em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Ceará e Distrito Federal. “Nossa idéia foi pegar vários tipos de cidades: capitais, cidades grandes, pequenas, distritos menores“, explicou o presidente da Anoreg BR, Rogério Portugal Bacellar.
No Paraná, foi escolhido o cartório José Carlos Fratti, de Cascavel. Nos cartórios participantes, os clientes poderão pagar títulos bancários, impostos e contas, em uma prestação de serviços semelhante a dos bancos postais e das loterias. Além disso, a iniciativa facilitará os pagamentos que exigem autenticação de documentos e outros procedimentos de cartório.
De acordo com Bacellar, dentro de 90 dias a Anoreg BR e o BB avaliarão a experiência. Serão levadas em conta várias questões, como número de serviços prestados e a segurança dos procedimentos. “Se não for possível transformar todos os cartórios brasileiros em correspondentes bancários, queremos pelo menos um cartório prestando esse serviço em cada distrito“, disse Bacellar.
O cartorário explicou que a parceria também visa colaborar para a integração informatizada dos cartórios, o que facilitaria a comunicação de dados para os órgãos públicos.