Central vai agilizar cartórios extrajudiciais na Bahia

O superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj)  do Tribunal de Justiça da Bahia, Pedro Vieira, informou que já está em implantação o projeto de centralização dos 15 cartórios extrajudiciais da Cidade Baixa e dos nove da Fundação Politécnica em um local na Avenida Fernandes da Cunha, onde funcionou a Mesbla Veículos. O espaço contará ainda com um salão de casamentos, 23 guichês de atendimento e autoatendimento, a Central de Protesto e arquivo climatizado para os documentos dos cartórios.

O projeto, segundo Pedro Vieira, preserva os cartórios do acesso direto do público aos guichês: “É uma forma de dar celeridade ao serviço e prevenir o usuário e os servidores do assédio de despachantes”, disse.O salão de casamentos terá 180 metros quadrados e a Central de Protesto utilizará outros 360, havendo estacionamento e agências bancárias no novo prédio.

Projetos semelhantes de centralização de cartórios também estão em andamento nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. No caso de Feira de Santana, em menos de 30 dias, passará a funcionar o sistema de reconhecimento de firmas eletrônico, que vai acabar com as atuais filas no Fórum Filinto Bastos.

 

Fonte: CNJ