Cidade de Arapuá recebe mutirão de documentação

A cidade Arapuá, localizada na região Sudeste de Minas Gerais, recebeu na quarta-feira (11), a equipe de Projeto Social do Recivil para mutirão de documentação em parceria com o Ministério Público Itinerante.

 

De acordo com a registradora, Cleidiane Mara de Souza Braga, o evento estabeleceu um contato mais próximo entre a população e os profissionais envolvidos por meio de palestras, orientações e esclarecimentos sobre diversos temas, além de solucionar questões referentes à retificação de registro civil.

 

“Sem dúvida o projeto Ministério Público Itinerante, em parceria com o Recivil, representou para a população de Arapuá um marco, bastante positivo e engrandecedor, tendo agregado inúmeros ganhos aos cidadãos, tanto em termos de esclarecimentos jurídicos, acesso à informação, como em termos de promoção da dignidade, igualdade e inclusão social. A população se inteirou de seus direitos, bem como dos mecanismos que estão à sua disposição para defendê-los”, declarou a registradora.

 

A parceria o Recivil e o MPI possibilita a promoção da inclusão social e do acesso à informação e aos direitos das populações atendidas. 

 

 

Dentre os diversos atendimentos realizados, o mutirão permitiu que a dona de casa Ieda Gonçalves Silva percebesse que havia um erro em sua certidão. “Nunca sequer tinha percebido o erro no nome da minha mãe. Quando fiquei sabendo que teria o evento é que percebi como o nome da minha mãe estava diferente do que consta na certidão dos meus irmãos”, informou.

 

A registradora, Cleidiane Mara, afirmou ainda que vê a parceria entre o Recivil e o Ministério Público como algo de bastante sucesso, uma vez que o projeto é de imensurável relevância social e traz consigo inúmeros benefícios a toda população contemplada.

 

A parceria possibilita que municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tenham acesso, à documentação e aos serviços da promotoria de justiça.

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil