Cidade histórica de Ouro Preto recebe Curso de Qualificação do Recivil

Ouro Preto (MG) – A Oficiala de São Gonçalo do Pará e instrutora do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas, Edna Fagundes Marques, completou mais uma etapa do calendário de cursos de aprimoramento do Sindicato nos dias 22 e 23 de maio, com a realização do curso de qualificação na cidade histórica de Ouro Preto.
 
Durante o final de semana, os Oficiais de Registro Civil com anexo de Notas acompanharam as explicações da professora sobre as principais leis e normas que regem o Tabelionato de Notas no Estado de Minas Gerais.
 
Entre os temas abordados no curso, Edna falou sobre autenticação de documentos, reconhecimento de firmas, escrituras e diversos outros atos. Um dos temas mais polêmicos da aula foi sobre a certificação digital que já é obrigatória para os Tabeliães de Notas no ato de emissão da DOI.
 
Os participantes do curso aproveitaram ainda a oportunidade para trocar experiências sobre o dia a dia nas serventias além de esclarecerem dúvidas e debaterem assuntos relevantes com toda a turma.
 
O presidente do Recivil, Paulo Risso, compareceu ao local do evento e conversou com os presentes sobre os principais projetos em andamento no Sindicato. Entre eles, Risso chamou a atenção dos Oficiais sobre a importância da utilização da intranet. “O Sindicato tem trabalhado fortemente no intuito de disponibilizar ferramentas das novas tecnologias para facilitar o trabalho dos Oficiais. Percebo a intranet como o grande avanço do ano de 2009. Conto com a participação dos Oficiais para que ela atenda a 100% das serventias. Hoje mais de 400 serventias já aderiram à esta inovação”, explicou Risso.

Presidente do Recivil, Paulo Risso, fala sobre novidades e trabalho do Sindicato para turma

 
Edna usou ferramentas áudio visuais, como clipes de músicas e vídeos, para deixar o curso mais atrativo e menos cansativo. “Ficamos dentro da sala de aula durante todo o dia, só saímos para o almoço ou o cafezinho. O curso é pesado e a legislação cansativa. É preciso usar algum tipo de entretenimento, com conteúdo claro, para que as pessoas possam relaxar também. Afinal, esse é um momento de interação e congraçamento da classe, não pode se tornar algo pesado”, comentou.

Edna Fagundes Marques ministra Curso de Notas em Ouro Preto

 
O Oficial da cidade de Mário Campos, Júlio Cezar Ferreira, que também participou do curso, elogiou a dinâmica das aulas e a atenção da professora com os alunos. “A gente percebe que ela tem conteúdo para nos transmitir. É importante que o Oficial busque sempre aprimorar seus conhecimentos. Muitas vezes o questionamento de um colega abre nossos olhos para algo que estava passando despercebido”, explicou Júlio.
 
Ao final do curso, os Oficiais participaram do sorteio que premiou dois deles com a nova edição do Compêndio das Principais Leis e Atos Administrativos referentes aos Serviços Notariais e de Registro.

A advogada do Recivil, Mirian Amora, entre os ganhadores do Compêndio, Roberta Valente de Barbacena e Sérgio Dornelas de Manhuaçu
 
Os cursos de qualificação são realizados em várias cidades do Estado de Minas Gerais, sempre atendendo aos pedidos de Oficiais e Diretores Regionais. A agenda dos cursos é publicada no site do Sindicato e as inscrições são feitas pela internet.

Turma posa com certificados ao final do curso