Até o final do ano, todas as entradas de processos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)
De acordo com ele, a partir de hoje, o Juizado Especial da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) funcionará, em caráter experimental, como o primeiro juizado eletrônico do Estado, proporcionando, com a mesma segurança, a redução dos custos com papel e mais celeridade na tramitação dos processos.
De acordo com Praça, existem
Em relação aos investimentos, o magistrado informou que os aportes empreendidos não são elevados, uma vez que as unidades da Capital já estão informatizadas e os servidores treinados, além do desenvolvimento de o sistema estar sendo realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também com outros tribunais, como o de Goiás, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Desde ontem, o TJMG promove a Semana da Tecnologia, Justiça e Cidadania e recebe representantes dos tribunais de todo o país, assim como do CNJ, para a 6ª Reunião de Trabalho da Comissão de Informatização e a Reunião da Comissão de Padronização. Ainda nesta semana, o TJMG lançará o novo portal e ainda a transmissão de um júri pela internet.
O sistema que passará a ser utilizado pelo TJMG, e já é utilizado nas cortes de Goiás e Paraíba, por exemplo, foi desenvolvido no modelo software livre e permite a tramitação dos processos via internet. “As partes e advogados poderão acessar a situação dos processos de casa, promovendo mais transparência nos processos judiciais”, informou.