Na manhã desta terça-feira (22/10), os colaboradores do Recivil participaram de uma palestra na sede do Sindicato, dentro do programa de capacitação e qualificação dos funcionários da entidade. O encontro teve como tema “Precisamos Falar sobre Assédio Sexual Trabalho”, abordado pela promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais e coordenadora do Centro Estadual de Apoio às Vítimas do MPMG – Casa Lilian, Dra. Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini.
A palestrante esclareceu sobre o assédio sexual e apresentou números alarmantes sobre os reflexos do assédio no desempenho dos funcionários e a importância do acolhimento às vítimas. Segundo a Dra. Ana Tereza, homens e mulheres podem ser vítimas de assédio sexual, que pode ocorrer entre chefe e subordinado, entre colegas e até com clientes. “O flerte pode ocorrer dentro do ambiente de trabalho; a diferença está no fato de que não há consentimento da pessoa assediada e existe o objetivo de obter vantagem ou favorecimento sexual por parte da pessoa assediadora. Além de ser crime, o assédio sexual viola as relações de trabalho”, explica.
Outro momento impactante para os participantes da palestra foi a apresentação dos dados sobre estupro. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), a cada seis minutos ocorre um estupro no Brasil. Mas a realidade é ainda mais alarmante, já que mais de 90% dos casos são subnotificados. Dentre as maiores vítimas, estão os vulneráveis (76%), mulheres (88,2%) e negras (52,2%).
Para a assistente administrativa Kelly Lopes, a palestra foi muito importante. “Achei ótima. Ela mostrou pontos que, às vezes, a gente não pensa, e nós mesmos recriminamos o outro sem perceber. Saí da palestra mais atenta aos detalhes que, muitas vezes, passavam despercebidos”.
Ao final da palestra, a promotora parabenizou o Recivil pela iniciativa. “Quando a instituição se preocupa em falar sobre o assunto, a probabilidade de o fato ocorrer entre os colaboradores é muito menor.”
A diretora primeira-secretária do Recivil, Soraia Boan, encerrou o evento agradecendo a disponibilidade e os esclarecimentos da promotora de Justiça, e, em seguida, entregou-lhe uma homenagem da entidade.
Ao longo do ano, serão realizados outros encontros e palestras na sede do Recivil com temas voltados para o crescimento pessoal e profissional. A ação é um trabalho conjunto entre a coordenação geral e os departamentos de RH e Projetos Sociais.
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil