Em reunião realizada com a Secretaria da Presidência da República nesta segunda-feira (15.01), em Brasília (DF), o Colégio Notarial do Brasil apresentou o site Escritura Simples, projeto desenvolvido pela entidade com o objetivo de agilizar a contratação imobiliária, reduzindo as etapas, o tempo e o custo, permitindo a melhora da colocação do País no relatório mundial Doing Business.
O encontro contou com a presença do secretário do Programa Bem Mais Simples do Governo Federal, Carlos Eduardo de Jesus, da qual participaram os vice-presidentes da entidade, Emanuelle Perrotta e Filipe Andrade Lima, bem como os presidentes das Seccionais de São Paulo, Andrey Guimarães Duarte e José Renato Villanorvo.
Por meio do site, que sera lançado em projeto piloto no mês de fevereiro, o usuário poderá solicitar uma escritura no conforto de casa de maneira prática e fácil. Para isso, o requerente deverá abrir uma solicitação de escritura imobiliária, preencher os dados básicos do imóvel e das partes envolvidas e selecionar o tabelião e as certidões que deseja emitir.
Após o preenchimento, o usuário receberá um número de identificação da solicitação para acompanhar todo o procedimento pela interface do site Escritura Simples. A solicitação é enviada para o tabelião selecionado pelo solicitante, que deverá entrar em contato para as orientações necessárias.
Todas as certidões e emissões de guias de pagamento serão providenciadas pelo tabelião, além da própria elaboração da escritura. Ao término do processo, o notário entrará em contato para agendar as assinaturas da escritura no Tabelionato de Notas.
Fonte: CNB-CF