Nos dez primeiros meses deste ano, até o momento, foram realizadas 80.512 celebrações civis em Minas.
Mineiros estão se casando mais entre janeiro e outubro deste ano. Segundo dados levantados pelos cartórios do estado, houve um crescimento de 43,8% em comparação com o mesmo período de 2020.
De acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), este aumento se deve ao avanço da vacinação, além da queda do número de mortes por Covid-19, no estado.
“Apesar dos cartórios terem adotado todas as medidas de segurança para a prevenção da pandemia, inclusive com a adoção do casamento por videoconferência no estado, muitos resolveram adiar a celebração, que agora vem sendo retomado muito em razão do avanço da vacinação no país”, relatou Genilson Gomes, presidente da Recivil.
Segundo Gomes, nos dez primeiros meses deste ano, até o momento, foram realizadas 80.512 celebrações civis em Minas. No ano passado, foram 55.953 matrimônios realizados. A tendência de alta começou a ser verificada em janeiro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020.
Naquele mês, totalizaram-se 7.743 casamentos, enquanto em 2020, ainda antes do início da pandemia no país, os números foram fechados em 7.354.
Já o maior crescimento percentual se deu de agosto para setembro, quando os casamentos aumentaram 53,3%.
Genilson disse ainda que esta retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês onde é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações, uma vez que coincide com as férias coletivas de trabalhadores, férias escolares das crianças, assim como o recebimento do décimo terceiro salários.
Queda no casamento homoafetivo
Já entre os casamentos homoafetivos aconteceu o inverso. No total, em 2021, já foram realizadas 262 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto que nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 512. Isto representa uma queda de 48,8%.
Casamento civil
Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas (maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação), compareçam ao cartório de registro civil da região de residências de um dos noivos com pelo menos 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento.
Eles devem apresentar a certidão de nascimento (se solteiros), de casamento com averbação do divórcio (para os divorciados), de casamento averbada ou de óbito cônjuge (para os viúvos), além de documento de identidade e comprovante de residência. O valor do casamento é tabelado em cada estado.
Fonte: G1