Comarca de Passos tem correição extraordinária geral

Corregedoria-Geral de Justiça também também realizou visitas de inspeção em outras comarcas do Sul de Minas Gerais.

A comarca de Passos, da 4ª Região de atuação da Corregedoria-Geral de Justiça, passou por correição extraordinária geral durante a semana de 17 a 21 de fevereiro. A audiência pública marcou o início dos trabalhos no Fórum Desembargador Wellington Brandão. A Corregedoria também realizou visitas de inspeção em outras comarcas do Sul de Minas Gerais, como Piumhi, São Sebastião do Paraíso, Ibiraci, Cássia, Pratápolis, Carmo do Rio Claro, Alfenas, Paraguaçu, Varginha, Cambuquira, Carmo de Minas, Lambari, Caxambu e São Lourenço.
 
Os trabalhos da correição foram conduzidos pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Audebert Delage, e pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Wilson Almeida Benevides, Marcelo Rodrigues Fioravante e Andréa Cristina Miranda Costa, com o apoio de servidores da Corregedoria.
 
O desembargador Audebert Delage, em discurso na abertura da audiência pública, destacou a atuação da Corregedoria no interior e enfatizou a importância de se conhecer a realidade de algumas das dezenas de comarcas do Estado de Minas Gerais. O magistrado fez questão de citar os nomes das comarcas pelas quais a corregedoria realizou inspeções e correições.
 
O juiz auxiliar da Corregedoria, Wilson Benevides, falou também sobre a forma de atuação da Corregedoria, especialmente, em funções de orientação, de fiscalização e disciplinares, a serem exercidas nas secretarias, nos órgãos de jurisdição de primeiro grau, nos órgãos auxiliares da Justiça de Primeira Instância e nos serviços notariais e de registro do Estado.
 
Para o juiz diretor da comarca de Passos, Luiz Carlos Cardoso Negrão, é fundamental o trabalho da correição extraordinária. Ele destacou inclusive o papel de orientação exercido pela Corregedoria e citou como exemplo o trabalho árduo para concluir o Código de Normas sobre os serviços extrajudiciais. A publicação apresentou as pesquisas, reunidas por uma comissão composta de magistrados e oficiais de registro, e contém doutrina, jurisprudência e legislação sobre os serviços extrajudiciais.
 
Durante a semana, sete unidades judiciárias e cinco cartórios de ofício, registro civil, protestos e imóveis passarão pela correição em um trabalho que se estende pelo município de São João Batista da Glória.
 
O objetivo da correição é verificar a regularidade dos trabalhos desenvolvidos e tomar conhecimento de denúncias, reclamações e sugestões nas unidades inspecionadas. Os serviços administrativos dos fóruns também serão inspecionados.
 
O juiz Wilson Benevides é responsável pelos foros judiciais da 4º Região. Nos cartórios, os trabalhos são coordenados pela juíza auxiliar da Corregedoria responsável pelos serviços notariais e de registro, Andréa Cristina de Miranda Costa, e o juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Rodrigues Fioravante, é responsável pela coordenadoria do Juizados Especiais.


Fonte: TJMG