Composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais muda com eleições municipais

As eleições municipais de 2012 devem promover uma mudança significativa na composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao todo, 15 deputados estaduais se candidataram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 13 municípios mineiros, incluindo a Capital. Desses, já foram eleitos três deputados. Outros cinco passaram para o 2º turno.

Em Belo Horizonte, foi eleito no 1º turno o deputado Délio Malheiros (PV), candidato a vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), que recebeu 52,69% dos votos válidos. Os outros deputados estaduais eleitos foram Antônio Júlio (PMDB), em Pará de Minas (Central), com 52,97% dos votos válidos, e Delvito Alves (PTB), em Unaí (Noroeste), com 49,88% dos votos válidos.

Disputa no 2º turno

Vão disputar o 2º turno, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), os deputados Carlin Moura (PCdoB) e Durval Ângelo (PT). Carlin chegou em primeiro lugar, com 37,88% dos votos válidos, seguido de Durval com 31,33%. Também garantiu vaga no 2º turno das eleições o deputado Bruno Siqueira (PMDB), com 40,26% dos votos válidos. Ele vai disputar a Prefeitura de Juiz de Fora (Zona da Mata) com a candidata do PT, Margarida Salomão, que obteve 37,19%.

O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) também vai para o 2º turno eleitoral, na disputa pela Prefeitura de Uberaba (Triângulo), contra a candidatura de Paulo Piau (PMDB). Lerin ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 20,89% dos votos válidos contra 31.71% conquistados por Piau.

A disputa também foi para o 2º turno no município de Montes Claros (Norte), onde o deputado Paulo Guedes (PT) ficou em primeiro lugar com 26,6% dos votos válidos contra 26,2% do ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB).

Não conseguiram se eleger prefeitos os seguintes deputados: Celinho do Sinttrocel (PCdoB), em Coronel Fabriciano (Rio Doce); Almir Paraca (PT), em Paracatu (Noroeste); Adelmo Carneiro Leão (PT), em Uberaba (Triângulo); Luiz Humberto Carneiro (PSDB), em Uberlândia (Triângulo), Neider Moreira (PSD), em Itaúna (Central), e Deiró Marra (PR), em Patrocínio (Alto Paranaíba); e a deputada Rosângela Reis (PV), em Ipatinga (Rio Doce).

Veja quem são os suplentes

Belo Horizonte – A vaga que será aberta na Assembleia Legislativa, em 2013, com a eleição de Délio Malheiros para vice-prefeito de Belo Horizonte, será ocupada pelo ex-deputado Juarez Távora. Juarez Távora de Freitas Júnior é engenheiro e empresário e nasceu em Belo Horizonte (MG). Exerceu mandato de deputado estadual de dezembro de 2009 a janeiro de 2010, na 16ª Legislatura. Foi diretor rodoviário do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).

Pará de Minas – O vereador Cabo Júlio, é o primeiro suplente do PMDB e deverá ocupar a vaga aberta com a eleição do deputado Antônio Júlio, em Pará de Minas. Nasceu em Belo Horizonte e não foi reeleito. É militar do Quadro de Praças da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar e foi um dos líderes da greve dos policitais mineiros em 1997. Foi deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007).

Unaí (Norte) – A vitória do deputado Delvito Alves pela coligação PTB/PSB abre vaga na Assembleia de Minas para o ex-deputado estadual e federal Romeu Queiroz (PSB). Romeu Queiroz é de Patrocínio. Advogado e empresário, ingressou na ALMG em 1987, como deputado constituinte, e foi reeleito nas duas disputas seguintes (1990 e 1994). Em seguida, foi deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007). Voltou à ALMG entre fevereiro e maio de 2012, durante o período em que Wander Borges foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

 

Fonte: ALMG