As eleições municipais de 2012 devem promover uma mudança significativa na composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao todo, 15 deputados estaduais se candidataram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 13 municípios mineiros, incluindo a Capital. Desses, já foram eleitos três deputados. Outros cinco passaram para o 2º turno.
Em Belo Horizonte, foi eleito no 1º turno o deputado Délio Malheiros (PV), candidato a vice na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), que recebeu 52,69% dos votos válidos. Os outros deputados estaduais eleitos foram Antônio Júlio (PMDB), em Pará de Minas (Central), com 52,97% dos votos válidos, e Delvito Alves (PTB), em Unaí (Noroeste), com 49,88% dos votos válidos.
Disputa no 2º turno
Vão disputar o 2º turno, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), os deputados Carlin Moura (PCdoB) e Durval Ângelo (PT). Carlin chegou em primeiro lugar, com 37,88% dos votos válidos, seguido de Durval com 31,33%. Também garantiu vaga no 2º turno das eleições o deputado Bruno Siqueira (PMDB), com 40,26% dos votos válidos. Ele vai disputar a Prefeitura de Juiz de Fora (Zona da Mata) com a candidata do PT, Margarida Salomão, que obteve 37,19%.
O deputado estadual Antônio Lerin (PSB) também vai para o 2º turno eleitoral, na disputa pela Prefeitura de Uberaba (Triângulo), contra a candidatura de Paulo Piau (PMDB). Lerin ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 20,89% dos votos válidos contra 31.71% conquistados por Piau.
A disputa também foi para o 2º turno no município de Montes Claros (Norte), onde o deputado Paulo Guedes (PT) ficou em primeiro lugar com 26,6% dos votos válidos contra 26,2% do ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB).
Não conseguiram se eleger prefeitos os seguintes deputados: Celinho do Sinttrocel (PCdoB), em Coronel Fabriciano (Rio Doce); Almir Paraca (PT), em Paracatu (Noroeste); Adelmo Carneiro Leão (PT), em Uberaba (Triângulo); Luiz Humberto Carneiro (PSDB), em Uberlândia (Triângulo), Neider Moreira (PSD), em Itaúna (Central), e Deiró Marra (PR), em Patrocínio (Alto Paranaíba); e a deputada Rosângela Reis (PV), em Ipatinga (Rio Doce).
Veja quem são os suplentes
Belo Horizonte – A vaga que será aberta na Assembleia Legislativa, em 2013, com a eleição de Délio Malheiros para vice-prefeito de Belo Horizonte, será ocupada pelo ex-deputado Juarez Távora. Juarez Távora de Freitas Júnior é engenheiro e empresário e nasceu em Belo Horizonte (MG). Exerceu mandato de deputado estadual de dezembro de 2009 a janeiro de 2010, na 16ª Legislatura. Foi diretor rodoviário do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).
Pará de Minas – O vereador Cabo Júlio, é o primeiro suplente do PMDB e deverá ocupar a vaga aberta com a eleição do deputado Antônio Júlio, em Pará de Minas. Nasceu em Belo Horizonte e não foi reeleito. É militar do Quadro de Praças da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar e foi um dos líderes da greve dos policitais mineiros em 1997. Foi deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007).
Unaí (Norte) – A vitória do deputado Delvito Alves pela coligação PTB/PSB abre vaga na Assembleia de Minas para o ex-deputado estadual e federal Romeu Queiroz (PSB). Romeu Queiroz é de Patrocínio. Advogado e empresário, ingressou na ALMG em 1987, como deputado constituinte, e foi reeleito nas duas disputas seguintes (1990 e 1994). Em seguida, foi deputado federal por dois mandatos (1999-2003 e 2003-2007). Voltou à ALMG entre fevereiro e maio de 2012, durante o período em que Wander Borges foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social.
Fonte: ALMG