O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgou, nesta quinta-feira (13), a lista oficial de inscritos no concurso que vai preencher 500 cartórios extrajudiciais no estado. A maior concorrência é para as vagas de provimento, que permitem a entrada de novos titulares. Ao todo, 8,2 mil candidatos se inscreveram nesta categoria para preencher 324 cartórios. A concorrência é de 25,5 candidatos por vaga.
Já para remoção, voltada exclusivamente a titulares que querem transferência para outras serventias, a concorrência é 1,8 candidato por vaga. São 331 inscritos e 176 erventias a serem preenchidas. Os números incluem os inscritos para as vagas específicas para portadores de deficiência, que deve somar 5% do total.
Mais de 12 mil pessoas haviam se inscrito para participar do concurso no último dia do prazo, mas nem todos efetivaram o pagamento da taxa de R$ 200. O concurso é composto por seis etapas. A primeira é uma prova objetiva com 100 questões aplicadas no próximo dia 30.
Pontuação
No começo desta semana, o TJ confirmou a retificação da parte do edital do concurso que estabelece a pontuação por títulos, fixando o limite em no máximo 10 pontos. Em fevereiro, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) havia suspendido liminarmente esse trecho do edital depois de receber recursos apontando que candidatos estariam comprando diplomas para ganhar mais nota. O próprio CNJ, em seguida, alterou uma de suas resoluções que permitia o acúmulo de pontos.
Fonte: Gazeta do Povo