Congresso discute repercussões sociais e econômicas dos cartórios na atualidade

Com o tema “Os cartórios e suas repercussões sociais e econômicas na atualidade”, foi realizado o XXVII Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais”. Entre os dias 13 e 15/9, o evento reuniu mais de 300 inscritos no centro de convenções The One, em Belo Horizonte”, e contou com participação de especialistas que debateram temas relativos a todas as especialidades.

 

O Congresso teve início na quinta-feira (13), com discussões pertinentes ao Registro de Imóveis, ocasião em que foi lançada a Cartilha de Cédulas Rurais. "As Vantagens da REURB na Prática" e "O Novo Papel do CORI em REURB" foram os temas das palestras iniciais.

 

Dr. Ari Álvares Pires Neto, presidente da Serjus-Anoreg/MG, comanda a mesa de abertura do primeiro dia de evento

 

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (14), com a presença em grande número de oficiais e funcionários de cartórios de todo o estado. O presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, comandou a mesa de abertura e ressaltou a luta das entidades de classe em prol da classe. “Os notários e registradores têm, cada vez mais, papel de destaque na sociedade e são essenciais para o exercício da cidadania”, disse.

 

Congresso contou com mais de 300 inscritos de todo o estado

 

Na ocasião, foi feita a entrega da Medalha de Mérito Registrador Nicolau Balbino Filho. A comenda destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil. Em sua primeira edição, receberam a Medalha de Mérito o Desembargador Nelson Missias de Morais – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de MG; o Desembargador Ricardo Dip – Magistrado da 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; o Registrador Francisco José Rezende dos Santos – Oficial do 4º Registro de Imóveis de Belo Horizonte/MG; e o Registrador Roberto Dias de Andrade – Oficial do Registro de Imóveis de Viçosa/MG e Deputado Estadual do Estado de Minas Gerais.

 

Desembargador Paulo Balbino, filho do patrono da comenda, agradece a homenagem em nome dos familiares

 

O último dia de evento foi dedicado às plenárias específicas das cinco especialidades. Assuntos como “Condomínio de Lotes”, “Usucapião Extrajudicial”, “Filiação Socioafetiva e Multiparentalidade”, “Tecnologia, Segurança e os Impactos do Provimento 74/2018” e “Elisão Registral das Pessoas Jurídicas” estiveram os mais debatidos pelos participantes.

 

O XXVII Congresso foi uma iniciativa da Associação dos Serventuários de Justiça de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG) em conjunto com as demais entidades representativas dos notários e registradores mineiros: Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG), Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Minas Gerais (IEPTB-MG), Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ), Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG) e Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG).

 

 

Fonte: Serjus-Anoreg/MG