Conselho Fiscal aprova as contas do Recivil do mês de dezembro de 2011

No dia 25 de janeiro foi realizada na sede do Recivil a reunião ordinária do Conselho Fiscal, que tem como objetivo analisar e emitir seu parecer sobre as contas do Sindicato.
 
Na ocasião, os documentos fiscais referentes às despesas do Recivil no mês de dezembro de 2011 foram analisados e as contas aprovadas pelos membros do Conselho Fiscal. O membro do Conselho, Lucas dos Santos Nascimento, explicou que a prestação de contas sempre esteve dentro da normalidade.  “Quando alguns valores se excedem nós somos obrigados muitas vezes a convocar o próprio Diretor Financeiro, os funcionários do setor e, eventualmente, até o departamento Jurídico para dar uma orientação mais completa”, explica. “No entanto, a normalidade tem se registrado nessas contas. Até hoje não houve nada que pudesse ser objeto de suspeita. Ainda não houve esse questionamento e espero que continue assim”, disse o Oficial de Lambari.

Lucas dos Santos Nascimento também esclareceu que anualmente é elaborado um relatório de todos os pareceres das reuniões realizadas ao longo do ano, que é encaminhado para a empresa de contabilidade do Sindicato e, paralelamente a isso, o Recivil ainda é auditado por uma empresa especializada. “Isso auxilia muito o trabalho do Conselho, nos dá um pouco mais de segurança, porque uma empresa de auditoria tem uma visão muito mais ampla, mais profunda, no que tange à própria gestão sindical. Eles sugerem muita coisa quanto à gestão do Sindicato e melhorias que podem ser implementadas”, explicou.

Anualmente, as contas também são apreciadas durante a Assembleia Geral Ordinária convocada pelo Recivil. “Em 2011 o Sindicato adotou a postura de interiorizar essa prestação de contas, que é levá-la a cada ano para uma região do Estado, dada a impossibilidade de muitos Oficiais se deslocarem até a sede, na capital, de forma a torná-la mais transparente, mais democrática, para que a maioria dos registradores tenha alcance a essas informações. Nesta primeira experiência estivemos em Montes Claros”, afirmou o membro do Conselho Fiscal, que completou. “Espero que continue dessa forma em outras regiões, porque o Estado é imenso e a dificuldade de deslocamento também é grande. Esta é uma iniciativa louvável do presidente do Sindicato”, disse Lucas.

Participaram da reunião os conselheiros Lucas dos Santos Nascimento, Francisco José Brigagão de Carvalho, Sóter Eugênio Rabello, João Lázaro Brasileiro do Carmo e o diretor financeiro do Recivil, José Ailson Barbosa.