“Esta comenda é o instrumento perfeito para agradecer a todas essas pessoas que ajudaram a mudar um pouco o nosso mundo, ao colaborar para uma Justiça melhor, mais segura, mais ágil, mais eficaz.” Com essas palavras, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares, saudou as 66 personalidades que receberam a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena no fim da tarde de hoje, 15 de junho, no Fórum Lafayette.
Parentes e amigos dos homenageados lotaram o salão do 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette na solenidade, que contou também com a presença do presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, entre outras autoridades. Após a condecoração, o público participou de um coquetel de congraçamento e assistiu ao show do cantor João Araújo e da banda Viola Urbana.
O corregedor Alvim Soares foi auxiliado pelo presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, durante as condecorações especiais. Os homenageados de cada uma das regiões de atuação da Corregedoria, do Sistema dos Juizados Especiais e dos serviços notariais e de registro foram condecorados pelo corregedor e pelos juízes auxiliares da Corregedoria responsáveis por cada uma das áreas.
O vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, foi um dos homenageados e também representou o governador de Minas. A comenda é destinada àqueles que prestaram relevantes serviços à Corregedoria e à Justiça de Primeira Instância de Minas. O vice-presidente e corregedor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Antônio Carlos Cruvinel, falou em nome dos homenageados.
“São homenagens como essas que nos dão a certeza do dever cumprido, embora ainda sempre haja desafios a serem superados, sonhos a serem sonhados e, se possível, depois concretizados”, afirmou o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, agradecendo à Corregedoria pelo reconhecimento. O magistrado lembrou ainda os homenageados póstumos: os desembargadores Edelberto Lellis Santiago e José Luciano Gouvêa Rios e o juiz Nelson Edy Martins.
Balanço da gestão
Ainda em seu pronunciamento, o corregedor Alvim Soares fez um rápido balanço do período que esteve à frente da Corregedoria mineira. O magistrado falou ainda sobre a importância de investir na Justiça de Primeira Instância. “Um Judiciário mais forte passa primeiramente pela estruturação justa da Primeira Instância.”
O corregedor Alvim Soares destacou as parcerias firmadas pela Corregedoria com várias áreas do Tribunal, que propiciaram a implantação de projetos que melhoraram a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a realização de cursos.
O corregedor também destacou as correições e as inspeções técnicas realizadas durante sua gestão. “Posso afirmar que 60% das 296 comarcas foram objeto de algum tipo de intervenção por parte da Corregedoria-Geral de Justiça.”
O selo de fiscalização eletrônico também mereceu destaque na fala do magistrado. Para ele, no âmbito dos serviços notariais e de registro, a grande conquista que marcou sua gestão foi a implantação do selo de fiscalização eletrônico, cujo projeto piloto foi implantado em 23 de maio deste ano, no cartório do 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte.
Ainda na solenidade, foi lançada a publicação Relatos da Gestão. A revista, produzida pela Ascom Fórum Lafayette em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, traz uma síntese das principais atividades desenvolvidas pela Corregedoria durante a gestão do corregedor Alvim Soares, que encerra seu mandato no próximo dia 29 de junho.
Leia aqui a íntegra do discurso do corregedor Alvim Soares.
Clique aqui para ver a lista completa dos agraciados.
Fonte: TJMG
Leia mais:
Corregedoria outorga medalha a notários e registradores