Uma corte federal da Califórnia vetou nesta segunda-feira a retomada dos casamentos homossexuais no Estado, para permitir que haja mais tempo para a análise das apelações contra as uniões gays.
Na semana passada, o juiz da Corte Federal de San Francisco, Vaughn Walker, havia determinado que a corte de apelação teria até 18 de agosto para conseguir uma ação, caso contrário os casamentos entre pessoas do mesmo sexo poderiam ser retomados.
No entanto, defensores da proibição entraram com pedido de que a corte de apelação mantivesse a proibição intacta enquanto avalia o caso.
Na quarta-feira passada (4), o mesmo juiz decidiu derrubar a proibição ao casamento gay na Califórnia, considerando-a "inconstitucional". A proibição tinha sido aprovada em referendo em 2008.
O referendo foi aprovado por uma maioria de 52% em novembro de 2008, apenas seis meses depois de a Suprema Corte da Califórnia dar sinal verde aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, permitindo que 18 mil casais passassem pelos cartórios a partir de então.
Depois que a Proposição 8 foi aprovada nas urnas com 52,2% dos votos, seus opositores a denunciaram em agosto de 2009 perante uma Corte Federal de San Francisco por considerar que atentava contra os direitos da Carta Magna dos EUA, país que oficialmente não reconhece as uniões gays.
Nos estados americanos de Massachusetts, Connecticut, Vermont, Iowa, New Hampshire e no Distrito de Columbia, porém, os casamentos homossexuais são aceitos.
(com Agência France-Presse )
Fonte: Veja.com