CRC-MG disponibiliza pedidos de certidões entre cartórios de estados diferentes e emissão do código hash da certidão negativa

Os cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais já podem solicitar certidões entre cartórios de estados diferentes por meio da CRC-MG. O novo serviço desenvolvido pelo departamento de TI do Recivil está disponível a partir de hoje (19/07), e se tornou possível através da integração entre as CRC’s estaduais, que compõem a CRC Nacional.


Desta forma, Minas Gerais está cumprindo com a funcionalidade "CRC — Certidões”, prevista no Art. 3º do Provimento 46/2015 do CNJ. A funcionalidade "CRC — Comunicações", conforme nota divulgada nesta segunda-feira (18/07) pela Arpen-BR, estará disponível nas próximas semanas, em função de uma mudança no protocolo de serviços feita pela própria Arpen-BR, que é a entidade organizadora da Central e que fixa os requisitos técnicos, segundo o Provimento 46/2015.


O Recivil também está disponibilizando o módulo para emissão do código hash da certidão negativa, conforme prevê o Art. 10 do Provimento 46/2015 do CNJ e o Provimento 318/2016 da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.


Os dois módulos devem ser acessados pelo sistema “WebRecivil”. O departamento de TI disponibilizou os manuais com o passo a passo orientando os oficiais sobre a utilização dos novos serviços.


Ainda hoje também será lançada a versão do Cartosoft 3.0.31 contendo a opção de gerar a certidão eletrônica solicitada por outro cartório, de acordo com o padrão da CRC Nacional.


Para as serventias que não utilizam o Cartosoft, o TI incluiu em seu blog (clique aqui) a documentação do Módulo Certidão Online para acesso dos desenvolvedores dos demais sistemas.

 

– Manual CRC-MG – Módulo Certidão Online


– Manual CRC-MG – Módulo Código Hash para Certidão Negativa
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Melina Rebuzzi)