Curso de Cartosoft e Informática chega à região de Ubá

A 28ª edição do Curso de Cartosoft e Informática realizado pelo Recivil aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade de Ubá, contemplando registradores civis da região da Zona da Mata mineira e também de outras regiões do estado.

Grande parte da turma que participou do curso era composta por Oficiais que assumiram as serventias recentemente, ou que participaram da terceira reunião pública para escolha dos serviços referente ao edital 2/2007 e que estão aguardando a posse.

Maria Efigênia de Assis Pereira assumiu o cartório de Registro Civil de Josenópolis no mês de setembro e participou pela primeira vez do curso que orienta sobre o sistema desenvolvido pelo Recivil. “O curso foi ótimo, aprendi muito e toda a equipe está de parabéns. Eu tinha uma certa resistência em usar o Cartosoft, mas agora estou mais segura porque vi que o programa é bem seguro”, disse a Oficiala.

Durante os dois dias do evento, 35 Oficiais acompanharam as explicações do supervisor Geral de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, sobre todas as funcionalidades do Cartosoft. Ele explicou passo a passo os procedimentos necessários para realizar o registro de nascimento, casamento, óbito, segunda via de certidão, controle de selos, controle de caixa, emissão de relatórios, entre outras funções.

Curso em Ubá reuniu 35 registradores civil

Já o advogado Felipe Mendonça prestou orientações jurídicas aos alunos e ainda falou sobre as alterações da Lei 15.424/04, principalmente no artigo 20, que trata da isenção de emolumentos e da Taxa de Fiscalização Judiciária na prática de atos notariais e de registro.

Esta foi a segunda vez que a Oficiala Substituta do cartório de Ubá, Jomara Gasparoni, participou do curso do Cartosoft. Ela também já esteve presentes em dois Cursos de Qualificação – Módulo Registro Civil e falou sobre o evento realizado em sua cidade. “O curso foi muito interessante, pois sempre tem alguma novidade. Aproveitei a oportunidade para tirar dúvidas com o Felipe também”, esclareceu.

Para a Oficiala de Rio Casca, o curso serviu para tirar algumas dúvidas sobre procedimentos que ela ainda não utilizava pelo Cartosoft. “Tinham algumas funções no Cartosoft que eu ainda não usava como o controle de selos e o envio do relatório ao INSS, já para os outros relatórios eu utilizava o Cartosoft. Também aproveitei o curso porque queria fazer algumas modificações nas anotações que o sistema já faz automaticamente no registro de nascimento e durante o curso me explicaram como fazer”, explicou Darcíria Fonseca.