Cerca de 30 pessoas participaram do curso de Cartosoft e Informática que aconteceu na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos dias 17 e 18 de julho. Durante o evento, os alunos acompanharam as explicações do supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, e do analista de desenvolvimento, Deivid Almeida, sobre o sistema.
Curso em Uberlândia reuniu cerca de 30 pessoas
Os objetivos do curso, além de fortalecer a classe, são os de proporcionar as novidades tecnológicas desenvolvidas pelo Sindicato e disponibilizadas a todos os cartórios de registro civil do Estado. O sistema criado pelo Recivil no ano de 1999 hoje possui cerca de 950 licenças, o que corresponde a dois terços dos cartórios de Registro Civil de Minas Gerais.
O cartório de Registro Civil de Uberlândia, aliás, foi o primeiro a utilizar o sistema, conforme explicou a escrevente Jacqueline Aparecida Pimentel Espíndola. “O sistema foi implantado aqui no cartório, pelo Helmar (idealizador do programa e ex-gerente de TI do Recivil). Ele começou a freqüentar o cartório para conhecer as práticas e fazer o sistema”, contou Jacqueline.
Nestes 11 anos, muitas foram as atualizações do Cartosoft, assim como a procura por parte dos oficiais. Este interesse em utilizar o sistema deve-se às suas vantagens e funcionalidades. Por meio do Cartosoft é possível realizar todos os atos de uma serventia de registro civil, além do envio dos relatórios, controle de selos e outras funções. Estes foram os tópicos abordados durante os dois dias do curso em Uberlândia. Além das práticas do registro civil, pelo Cartosoft ainda é possível realizar os reconhecimentos de firma e as autenticações.
Deivid Almeida foi um dos instrutores do curso de Cartosoft e Informática
Todas as funções do sistema foram observadas na prática pelos alunos, que acompanharam as orientações por meio de notebooks, facilitando assim o aprendizado.
“Utilizamos o programa porque gostamos do Cartosoft. Não vi dificuldades, mas algumas coisas foram novidades. Agora estamos querendo é a conclusão do módulo Livro E, porque para nós é de fundamental importância”, disse a escrevente do cartório de Registro Civil de Uberlândia.
A escrevente do cartório de Registro Civil de Uberlândia, primeira serventia a utilizar o Cartosoft, participou do curso
Outro assunto comentado durante o curso, assim como nas edições anteriores, foi sobre as obrigações mensais do registrador civil quanto ao envio dos relatórios aos órgãos públicos, a aposentadoria e o ISSQN. As explicações foram dadas pelo advogado Felipe Mendonça.
Ao final do evento, o Recivil sorteou entre os participantes alguns Compêndios da nova edição atualizada e entregou os certificados de participação.
Turma posa com certificados em mãos ao término do evento