Curso de Cartosoft encerra o ano na cidade de Ipatinga

(Ipatinga-MG) Nos dias 8 e 9 de dezembro, a cidade de Ipatinga sediou a última edição do ano de 2012 do Curso de Cartosoft e Informática. O curso, realizado pelo Recivil, aconteceu no Hotel San Diego e reuniu aproximadamente 50 pessoas da região. Participaram das aulas, registradores, substitutos, escreventes e funcionários dos cartórios.  

O curso foi ministrado pelo instrutor Jader Pedrosa, que é gerente do Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil. 

Durante os dois dias de curso, Jader deu orientações sobre o programa Cartosoft, que é um sistema desenvolvido pelo Recivil para gerenciar e facilitar os atos praticados pelas serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais.

O Cartosoft é distribuído gratuitamente para os cartórios de registro civil de Minas Gerais desde o ano de 2006. Para atender as necessidades dos cartórios de registro civil, a equipe de Tecnologia da Informação do Recivil ainda mantém um help desk, que serve como suporte e tira dúvidas dos oficiais que utilizam o sistema. O programa também passa por atualizações frequentes, sempre de acordo com as mudanças na legislação que rege a área

Quem também participou desta última edição foi a advogada do Recivil, Marcela Cunha, que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas jurídicas dos participantes.

Sala de aula lotada marcou realização do curso em Ipatinga

De acordo com Jader Pedrosa, o ano de 2012 foi muito proveitoso.  Só neste ano, 450 pessoas foram beneficiadas pelo Curso de Cartosoft, que foi realizado em 12 municípios do estado.

“O ano de 2012 foi muito positivo quanto ao numero de serventias que começaram a utilizar o Cartosoft. Muitas delas, que antes não viam a importância de se informatizar, passaram a entender que sem a informatização elas ficariam paradas em meio a tantas mudanças que a classe de registro civil tem passado. O ponta pé inicial para esta informatização é ter um sistema próprio, de balcão, para automatizar a serventia e, neste ponto, o Recivil entrou forte oferecendo o Cartosoft”, declarou Jader.

Para o próximo ano, o Departamento de Tecnologia da Informação já tem metas definidas. “Uma das metas é continuar com os cursos e, além disso, temos a intenção de levar nos cursos os novos projetos que o TI tem desenvolvido, como Cartório Virtual, que é a transmissão da certidão eletrônica e que já esta funcionando em um projeto piloto em duas serventias. Também estamos trabalhando no Provimento 13 do CNJ, que é o cartório na maternidade. Temos ainda, o Cartosoft Módulo Notas, que para seu completo funcionamento falta apenas concluir a parte de escritura e procuração, e ainda a emissão do extrato eletrônico do Recompe- MG”, explicou Jader.

Ao final do curso, turma posou para foto

 “Hoje posso dizer, sem medo algum, que o sistema está entre os melhores do Brasil. Logicamente, sabemos que nenhum sistema é perfeito, devem sempre ser atualizados e revisados. Por isso, temos a intenção de no próximo ano homologar o sistema tanto juridicamente, junto ao departamento jurídico do próprio sindicato, como tecnicamente, junto a Fundação Getúlio Vargas, conseguindo assim o selo de certificação para o software”, concluiu Jader.