Curso beneficiou cerca de 40 pessoas, que aproveitaram todas as informações sobre o Cartosoft
Dando continuidade ao Programa de Inclusão Digital do RCPN-MG, o Recivil realizou na cidade de Curvelo, nos dias 12 e 13 de dezembro, um curso sobre o Cartosoft para os Oficiais da região.
O objetivo do curso foi o de promover a inclusão digital dos registradores civis de Minas Gerais a partir da utilização do Cartosoft, sistema disponibilizado gratuitamente pelo Recivil e que foi desenvolvido para suprir a necessidade dos oficiais e escriturários de agilidade e facilidade na realização dos atos diários de uma serventia de registro civil.
“O Cartosoft vai conseguir fazer com que todas as serventias se informatizem por inteiro, e acredito também que o Cartosoft é o programa que melhor nos atende”, disse a Oficiala do Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais de Curvelo, Fernanda Murta, que solicitou ao Recivil a realização do curso. “Gostaria de agradecer ao Recivil porque muito antes de nós ele já criou o programa, que já atende nossa necessidade, e numa hora crucial onde não vamos ter preocupações. A única coisa que nos cabe é nos adequar a ele. Não teremos surpresa com o uso, porque ele já foi testado e já está comprovada sua eficiência”, disse.
Durante as aulas, o supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação, Jader Pedrosa, e o analista de desenvolvimento, Deivid Almeida, explicaram aos presentes passo a passo sobre como utilizar o sistema.
“Mostramos aos Oficiais todas as vantagens, atos e procedimentos que podem ser realizados pelo Cartosoft, um sistema que a cada dia estamos desenvolvendo mais e melhor para atender todas as necessidades dos Oficiais. O Cartosoft, inclusive, já está completamente adaptado para atender todas as exigências do Provimento 3, do CNJ”, comentou o analista Deivid Almeida.
Cerca de 40 pessoas participaram do evento, representando 32 municípios e distritos da região de Curvelo, na região central do estado. No curso, os alunos aprenderam na prática como é feito para instalar o sistema, configurar a serventia dentro do Cartosoft, elaborar modelos de livros e demais modelos, imprimir e gerar relatórios que os cartórios têm que enviar mensalmente para os órgãos competentes, como configurar controle de selos, além de como gerar as certidões de nascimento, casamento e óbito já nos padrões dos novos modelos de certidões.
“A gente imaginava que teria um programa que nos daria o suporte para receber as alterações dos modelos das certidões, mas o curso nos deu uma satisfação muito maior, pois vimos que o nosso serviço pode ser melhorado e agilizado por conta do programa”, explicou Fernanda Murta, que ainda ficou bastante feliz pela participação dos colegas da região. “Tamanha era a vontade das pessoas, que a maioria confirmou a participação no curso imediatamente. Todos estavam abertos para o conhecimento que iria chegar, e o curso foi grandioso também por causa disso”, completou.
Para Jader Pedrosa, o curso foi bastante proveitoso e superou todas as expectativas. “O curso foi excelente. Por ter sido feito de última hora, acreditávamos que não ia haver muita participação dos Oficiais, mas aconteceu justamente o contrário, tivemos cerca de 40 pessoas que participaram ativamente do curso, perguntando e tirando as dúvidas”, afirmou o supervisor geral.
“Agradeço a equipe do TI, e a disponibilidade de todos que abriram mão de seu descanso para estarem conosco, à diretoria que abriu essa oportunidade para Curvelo, e, principalmente, ao Paulo Risso, pela sua dinâmica e visão à frente do nosso tempo, ele sempre enxerga além, porque quando nos esbarramos em um problema ele já traz a solução”, concluiu a Oficiala.