Depois de seis anos e meio na estrada, os cursos de qualificação do Recivil estão suspensos temporariamente. À pedido da diretoria do Recivil, um projeto está sendo elaborado para oferecer aos registradores novos cursos, de temas diversos e em diferentes formatos.
A decisão foi tomada na reunião da diretoria realizada no início do mês de setembro. Um levantamento feito pela organização dos cursos demonstrou que mais de 80% dos registradores civis do estado já participaram das aulas. Os cursos, que já estavam na estrada há muito tempo, precisavam de uma reformulação, tanto no formato, quanto no conteúdo.
“Completamos um ciclo, que podemos definir como o ciclo básico. Rodamos todo o estado, por três vezes, levando a base do Registro Civil das Pessoas Naturais e do Tabelionato de Notas a quase todos os registradores civis. Podemos afirmar que todos os registradores tiveram a oportunidade de participar dos cursos. Temos casos de pessoas que fizeram três, quatro vezes. Quando não em sua comarca, numa comarca próxima. Chegou a hora de uma segunda etapa. Algo mais aprofundado, talvez em módulos. Estamos estudando, inclusive, o uso da tecnologia da informação para facilitar o acesso aos novos cursos”, declarou Renata Dantas, coordenadora dos cursos de RCPN e Notas.
Acredita-se que o processo de reformulação dos cursos gaste de 3 a 4 meses, aproximadamente, para começar a ser executado. A previsão é de que em janeiro ou fevereiro de 2015 os novos cursos sejam lançados pelo Recivil.