Departamento de Projetos Sociais leva cidadania ao norte do estado

Norte de Minas (MG) – A falta recursos e informação são limitações enfrentadas pelas pessoas que moram distantes das comarcas, e com o objetivo de minimizar essas diferenças o Recivil em parceria com o Ministério Público Itinerante (MPI) atendeu entre os dias 28 e 30 de abril os municípios de Ibiracatu, Varzelândia e Pintópolis.

 

Foi grande a presença da população nos municípios atendidos

 

O atendimento rápido e eficaz da oficiala de Ibiracatu, Ilma Homério, ao emitir certidões no decorrer do evento possibilitou que a população aproveitasse os demais serviços de documentação. “Esse tipo de evento é muito positivo para a população e ter o parecer imediato do promotor para os casos de retificação facilitada a nossa rotina na serventia”, declarou a oficiala.


A equipe de Projetos Sociais do Recivil, além do atendimento para pedidos de segundas vias, possibilitou que pequenas correções em certidões fossem realizadas. De posse dos requerimentos de retificação e a documentação necessária anexada, os promotores do MPI puderam dar parecer favorável e assim viabilizar a correção do registro. Os promotores também forneceram informações nas situações em que não foi possível realizar a retificação administrativa.


A moradora de Varzelândia, Gilda Alves Miranda Lopes, conseguiu retificação da sua certidão de nascimento. “Como o nome da minha mãe estava escrito errado na certidão de nascimento, ficou incorreto também na minha certidão de casamento e na certidão de nascimento dos meus filhos”, informou.

 

Gilda Alves Miranda Lopes ficou feliz com o parecer favorável para a retificação da sua certidão e a dos seus filhos


Tendo em vista que os municípios atendidos se localizam distantes dos locais onde esses serviços são oferecidos, a emissão de documentos torna o evento mais interessante e atrai a população para conhecer os serviços prestados pela promotoria de justiça. “A documentação por ser algo que a pessoa levará em mãos após o evento atrai o público para conhecer os demais serviços disponibilizados”, informou o promotor Paulo César Vicente Lima. 

 

O promotor Paulo César Vicente Lima prestou esclarecimentos à população de Varzelândia


Nas três cidades visitadas nessa etapa foram realizados mais de 300 pedidos de certidão. Muitas dessas certidões foram emitidas no decorrer do mutirão, o que permitiu a população retirar a identidade durante o evento.

 

A equipe de projetos sociais realizou mais de 300 pedidos de segundas vias de certidão nos três mutirões


Além dos serviços prestados pelo Recivil foram realizados 208 atendimentos pelos promotores do MPI, 293 novas carteiras de identidade foram emitidas e a previdência social prestou atendimento a 78 pessoas. Os eventos ainda contaram com ministração de palestras, atividades culturais e recreativas, cadastramento para o recebimento do Bolsa-Família, vacinação, aferição de pressão e glicemia.

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil