A deputada Rejane Dias (PT) pediu vistas do projeto e cancelou a votação do projeto que prevê aumento no número de cartórios em Teresina.
Segundo a parlamentar, ela tem total interesse em participar destas discussões, mas não foi informada da última reunião que definiu os acordos, motivo pelo qual pediu vistas para que pudesse estudar mais as definições contidas no projeto.
Quem também pediu vistas pelo mesmo projeto foi o deputado Robert Rios, (PC do B), mas logo em seguida foi informado que não podia porque não pertencia à comissão na qual o projeto era relatado.
No momento, de acordo com a deputada Belê (PMDB), o projeto prevê a criação de mais 10 cartórios, passando a cidade a ter 19. Com os atuais nove cartórios, a capital tem três especialidades e vai passar a ter seis. O pedido proposto pelo Tribunal de Justiça era para a criação de 36 novos cartórios.
“É preciso vermos o avanço que estamos dando. Em Maceió, por exemplo, são 300 mil pessoas por cartório e com estes números, Teresina vai ter 116 mil, bem menos do que na capital alagoana, Além disso vamos passar de três para seis circunscrições”, explicou a picoense.
Se não voltar à pauta amanhã (21/12), na sala das comissões, provavelmente retorne para apreciação só em fevereiro, após o recesso.
Fonte: Site 180 graus
Leia mais:
Piauí ganhará novos cartórios até 2012
OAB pede apoio para aprovação da ampliação dos cartórios no Piauí