"Eu quero ser justo. Se eu conseguir ser justo na Corregedoria já estarei cumprindo a minha função. Esta é a função mais árdua e espinhosa da direção do Tribunal, mas estou tranquilo, feliz e interessado", disse o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, em seu primeiro pronunciamento depois da posse no cargo de corregedor do TJMG.
O desejo e o estado de espírito do corregedor foram revelados durante solenidade em que os juízes auxiliares da Corregedoria assinaram termo de entrada em exercício e receberam do corregedor a delegação das funções. Na mesma solenidade, o juiz de direito Marcelo Rodrigues Fioravante foi designado como juiz coordenador dos Juizados Especiais da comarca de Belo Horizonte.
O vice-corregedor-geral de justiça, desembargador Marcílio Eustáquio Santos, o ex-corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Herbert José Almeida Carneiro, vários desembargadores, juízes e servidores da Casa acompanharam a solenidade.
O corregedor falou sobre a reestruturação da Corregedoria que está em curso, já aprovada por lei, e revelou sua vontade em implantar, o mais rápido possível, o novo organograma, que, segundo ele, vai modernizar a Casa. “As nossas funções, dia a dia aumentam”, afirmou.
O fato de o novo presidente do TJMG, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, ter colocado a 1ª Instância como prioridade também foi citado pelo corregedor. “Vamos trabalhar unidos com o Tribunal”, disse ele, lembrando que a Corregedoria é quem exerce a superintendência da 1ª Instância. Ele lembrou ainda a estrutura da Corregedoria quando atuou como juiz auxiliar, há 15 anos, e destacou os avanços obtidos e os que estão por vir.
O corregedor Antônio Sérvulo disse estar feliz por retonar à Corregedoria como titular da Casa. “Acredito que sou o primeiro juiz corregedor que assume o cargo de corregedor. Isto muito me honra”, afirmou, destacando o fato de estar recebendo uma instituição atuante e organizada.
Juízes auxiliares
Os atos praticados na solenidade de hoje delegaram ao juiz auxiliar da Corregedoria, Cássio Azevedo Fontenelle, a direção do Foro de Belo Horizonte, e aos juízes Rui de Almeida Magalhães, Sérgio André da Fonseca Xavier, Bruno Teixeira Lino, Adilon Cláver de Resende e Renato César Jardim a orientação nas seis regiões de atuação administrativas. Para a fiscalização das Unidades Jurisdicionais do Sistema dos Juizados Especiais foi designado o juiz auxiliar Francisco Ricardo Sales Costa.
A fiscalização dos Serviços Notarias e de Registro foram atribuídas aos juízes auxiliares da Corregedoria Roberto Oliveira Araújo Silva, Simone Saraiva de Abreu Abras e Wagner Sana Duarte Morais.
O vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Marcílio Eustáquio Santos agradeceu a Deus e aos colegas pela sua eleição e posse no cargo e reafirmou os propósitos do corregedor Antônio Sérvulo. “Estamos unidos para fazer o melhor pela Corregedoria”, concluiu.
Despedida
Presente na solenidade, o ex-corregedor Audebert Delage desejou boa sorte ao novo corregedor e comunicou seu retorno à 6ª Câmara Criminal do TJMG. Emocionado, o ex-corregedor falou sobre os trabalhos desenvolvidos na Corregedoria no biênio e agradeceu o apoio dos juízes auxiliares e servidores que atuaram durante a sua gestão.
Fonte: TJMG