Encerrado treinamento de servidores e delegatários da Bahia para implantação do e-selo

Depois de uma semana de atividades, foi encerrado no final da tarde desta sexta-feira (16/3), no auditório do Tribunal de Justiça, o treinamento para delegatários e servidores dos cartórios da capital e do interior do Estado.

A capacitação, iniciada na segunda-feira (12/3), abordou sobre a instalação e operação do sistema e-selo que começa a ser utlizado no dia 26 de março, data em que os cartórios extrajudiciais da Bahia passam a funcionar já privatizados.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador de Arrecadação da Diretoria de Finanças e Arrecadação do Tribunal de Justiça, José Valdice Sales.

“O sistema vai permitir maior agilidade, autenticidade e segurança.Também vai inibir a falsificação de documentos”, afirma a delegatária Doris Araújo Castro que atua no cartório de Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas da comarca de Santa Maria da Vitória.

“Trará praticidade na realização dos atos. A cartilha que recebemos é autoexplicativa e traz um passo a passo criterioso, o que facilita o nosso entendimento”, ressalta o servidor José Orlando Lopes de Oliveira que atua no cartório de Registro Civil de Gavião, cidade próxima de Nova Fátima, a 220 quilômetros de Salvador.

e-selo

O novo sistema foi concebido pelo TJBA, em obediência à Lei 12.373/2011 (Lei de Emolumentos) e vai possibilitar a emissão do DAJE (Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial) e a Selagem de todos os atos de acesso público.

Além da segurança que o novo sistema proporciona como selo digital e alfanumérico para escrituras, procurações, certidões e registros, ele traz ainda uma novidade: O usuário terá acesso ao Portal de Selo Eletrônico para conferir a veracidade do selo e o teor do documento feito no cartório.

 

Fonte: TJBA