Equipe da Corregedoria inicia avaliação dos cartórios no Piauí

A partir desta segunda-feira (06/04) uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça formada por juízes auxiliares e servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  mais representantes de notários e registradores de todo o país e especialistas em serviços cartoriais está no Piauí para avaliar a situação de todos os notários e registradores do Estado.   

O intuito dessa avaliação é preparar os estabelecimentos (cartórios) para a implementação de um projeto-piloto, partindo do Piauí, a fim de aprimorar os serviços extrajudiciais no Brasil – tais como registros de nascimento, registros de imóveis, certidões de óbito, bem como serviços de cartórios que lavram escrituras e de cartórios que lavram protestos, entre outros. 

O projeto está sendo elaborado por parte do CNJ com a parceria dos representantes do segmento e de órgãos diversos, como os ministérios da Justiça e da Previdência Social e a Casa Civil da Presidência da República.

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria, Ricardo Chimenti, o trabalho consiste na continuidade do que foi iniciado anteriormente, quando a corregedoria enviou uma petição convocando representantes de vários cartórios para que apresentassem sugestões que levassem a uma melhoria dos serviços extrajudiciais. As sugestões foram apresentadas numa reunião entre notários e registradores, o que resultou no desenvolvimento desse projeto-piloto, em vias de ser implementado.

 

Fonte: CNJ