No dia 24 de outubro, a equipe dos Projetos Sociais do Recivil, coordenada por Maria Cecília Duarte, recebeu na sede do Sindicato a Dra. Judith Viegas, que faz parte da Comissão do Projeto Resgate da Cidadania da OAB Mulher e o Dr. Leonardo Sampaio, da Vara Infracional da Infância e da Juventude. Ambos apresentaram propostas de trabalho em conjunto com o Sindicato.
A representante da OAB convidou o Recivil para participar do Projeto Resgate da Cidadania – Igualdade e Inclusão, no dia 08 de novembro de 2008, no parque municipal de Belo Horizonte.
O Projeto Resgate da Cidadania teve início no dia 12 de outubro de 2004, na Escola Municipal Senador Levindo Coelho, situada no Aglomerado Serra, em Belo Horizonte-MG e durante seus 5 anos de existência já foram realizadas ações nas cidades de Pompéu, Pitangui, Lagoa Santa, Betim, Contagem, Jaboticatubas, Rio Acima e, também, no Aglomerado 1º de Maio e na Associação das Obras Pavonianas, beneficiando um público estimado em 150 mil pessoas, de acordo com Boletim da Policia Millitar de Minas Gerais.
Além da importância da valorização da cidadania atendendo ao público carente, este evento terá também um objetivo específico: a homenagem ao Conselho Estadual da Mulher pelos 25 anos; a comemoração dos 5 anos do Projeto Resgate de Cidadania – Igualdade e Inclusão; o lançamento da “Cartilha de Paternidade Responsável”; a divulgação da Campanha “MELHOR NATAL”.
Já Leonardo Sampaio apresentou à equipe do Recivil as necessidades dos adolescentes infratores que estão sob a tutela do Estado. De acordo com Sampaio, centenas de adolescentes infratores da região metropolitana de Belo Horizonte encontram-se sem a documentação básica necessária para o exercício da cidadania. A coordenadora dos Projetos Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, concordou em realizar um esforço conjunto com a Vara Infracional para identificar esses adolescentes, as serventias em que foram registrados e emitir assim a segunda via dos documentos.
“Já recebemos todas as listagens com os nomes dos adolescentes e as serventias. Os encaminhamentos já foram feitos. Aguardamos agora apenas a emissão das segundas-vias que irão diretamente para as mãos do Dr. Leonardo Sampaio”, explicou Maria Cecília Duarte.
No dia 3 de novembro a Vara Infracional da Infância e Juventude realizará um mutirão para emitir a documentação básica aos menores e sem a certidão de nascimento isso não seria possível.
“Eu achei um trabalho imprescindível. Seria muito difícil conseguir todos os documentos num espaço tão curto de tempo se não fosse através do sindicato. Em poucos dias foram pedidas mais de 131 segundas vias de certidão de nascimento”, comentou Cláudia Oliveira.
Dra. Judith Viegas e Dr. Leonardo Sampaio apresentaram propostas de trabalho em conjunto com o Sindicato