Nos dias 26 e 27 de novembro o Recivil realizou os cursos de qualificação em Registro Civil e Tabelionato de Notas nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Montes Claros respectivamente. Ao todo 80 registradores foram beneficiados com os cursos.
Novos instrutores estreiam em Curso de Notas lotado
Oficiais da região do Norte de Minas Gerais lotaram a sala de eventos do Dimas Lessa Hotel, em Montes Claros, para a estreia dos novos instrutores do Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas.
Turma lotada marcou a estreia de novos instrutores do curso de notas
Os instrutores Joana de Paula Araujo e Leandro Corrêa ministraram o curso de notas que teve a duração de 16 horas/aula. Os novos instrutores foram selecionados pelo Sindicato no mês de agosto deste ano. A turma lotada, com cerca de 50 alunos, interagiu com os instrutores que apresentaram um novo formato de curso, mais dinâmico e prático.
No primeiro dia de curso as aulas ficaram a cargo da instrutora Joana de Paula, que é Oficiala da cidade de Imbé de Minas, comarca de Caratinga. Joana apresentou aos alunos temas como Reconhecimento de Firmas, Autenticação de Documentos, Procuração e Ata Notarial.
A instrutora Joana de Paula utilizou uma luz negra para demonstrar a originalidade de documentos
“A turma foi muito participativa e interessada. Os alunos buscavam esclarecer as dúvidas encontradas no cotidiano para prestarem um serviço de qualidade aos usuários dos serviços notariais. Gostaria de agradecer em nome do Recivil a todos os alunos do curso de Montes Claros pelo carinho e recepção à equipe que lá esteve”, afirmou Joana após o evento.
Durante as aulas, a instrutora aproveitou a oportunidade para sugerir aos alunos que tomem pequenos cuidados na prevenção contra a falsificação de documentos. Joana mostrou aos alunos como identificar facilmente a originalidade dos documentos.
O segundo dia do curso foi marcado pela aula sobre Escrituras, ministrada pelo instrutor Leandro Corrêa. Com explanações práticas e o uso de exemplos reais Leandro conseguiu prender a atenção da turma durante todo o dia de domingo.
O instrutor Leandro Corrêa falou aos alunos sobre escrituras
“Tive uma ótima impressão sobre o curso, desde a estrutura fornecida pelo Recivil até o carinho dos alunos com toda a equipe. A turma correspondeu muito bem, exigindo muito de nossa equipe. Acredito que o norte de Minas estava muito bem representado por Oficiais interessados em melhorar o serviço que prestam para suas regiões”, declarou.
Os alunos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas jurídicas com a advogada do Sindicato, Marcela Cunha, que esclareceu aos alunos sobre as isenções concedidas pelo artigo 20 da Lei 15.424/04.
Turma posou para foto com certificados após o evento
Curso de Registro Civil atende registradores da região de Conselheiro Lafaiete
Aproximadamente 30 registradores da região de Conselheiro Lafaiete participaram do Curso de Registro Civil, realizado na cidade, no mesmo final de semana de 26 e 27 de novembro.
Durante os dois dias o instrutor Helder da Silveira falou aos oficiais sobre os atos praticados nas serventias de registro civil e as legislações que regem o serviço registral no país e no estado.
Oficiais da região de Conselheiro Lafaiete participaram de Curso de Qualificação em Registro Civil
“A turma estava repleta de oficiais recém-empossados e alguns que ainda irão assumir suas serventias, portanto, senti que o curso foi muito proveitoso com perguntas e questionamentos pertinentes e na medida do possível foram elucidadas as dúvidas que os afligiam”, explicou o professor.
O departamento jurídico do Recivil também esteve presente no evento. A advogada do Sindicato, Flávia Mendes, explicou aos oficiais sobre as alterações recentes da Lei 15.424/04.
Helder falou aos alunos sobre os atos praticados pelos registradores civis
A equipe do Recivil foi recepcionada pela Oficiala Substituta de Conselheiro Lafaiete, Ione Gonçalves Nogueira e Moraes, que participou do curso. “Eu participei do curso e achei excelente. As dúvidas que eu tinha foram solucionadas e já estou aplicando os conhecimentos. O Helder explica muito bem e tira qualquer dúvida. A gente que está no ramo há mais tempo acumula dúvida sobre dúvida e ele solucionou muito. Depois que acabou fiquei sentindo falta. Eu garanto em nomes de todos os colegas que fizeram o curso que todos ficamos encantados. O Helder tem conhecimento e didática. Minha nota é mil”, declarou Ione.
Quem também participou do curso foi a Oficiala Substituta de Congonhas, Tatiana Faria Gomes, que elogiou a iniciativa do Sindicato. “Gostei muito do curso. O que aprendi vai me ajudar, com certeza. Este foi o primeiro curso que eu fiz, foi muito positivo. Gostei do material e da forma com que o professor Helder expôs os assuntos, com muitos exemplos práticos. Tirei todas as minhas dúvidas. Sei que com a prática e com o tempo surgirão novas dúvidas, mas sempre que elas aparecem, são solucionadas pelo Jurídico do Sindicato”, declarou Tatiana.
Ao final do curso os registradores posaram para a foto com os certificados em mãos.
Turma posou para foto com certificados em mãos após o curso