O contribuinte que precisa declarar herança no Imposto de Renda precisa ter atenção. A declaração só deve ser feita no momento em que toda a burocracia estiver completa.
É preciso fazer o inventário, que divide os bens deixados pela pessoa que morreu aos herdeiros. Também é necessário fazer o envio da declaração final de espólio de quem faleceu.
Com a ajuda do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid, Wagner Pagliato, o G1 listou algumas dúvidas sobre como proceder na declaração de herança.
As declarações de Imposto de Renda podem ser enviadas até 30 de abril.
O que é espólio?
Trata-se do conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida.
Qual é o prazo final para a apresentação da declaração final de espólio?
Deve ser apresentada até o último dia útil do mês de abril. Ou seja, se a pessoa faleceu em 2018, a declaração final deve ser enviada até 30 de abril deste ano.
Quais são cuidados na declaração de herança?
A declaração de herança deve ser feita com base na declaração final de espólio de quem faleceu, listando todos os bens deixados para os herdeiros.
Como devo declarar o recebimento de herança?
A declaração dos bens deve ser feita em de Rendimentos Isentos e Não Tributados – Transferências Patrimoniais – Doações e Heranças.
O que foi herdado também precisa ser listado na declaração de Bens. O valor deve ser igual ao apontado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributados.
Fonte: G1