Inaugurado em Campo Grande posto notarial e de registro civil

Um provimento da Corregedoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre a descentralização dos serviços notariais prestados pelos cartórios da Capital, autorizou a implantação de um posto de atendimento integrado na região sul da cidade de Campo Grande. O local foi inaugurado hoje.

Na prática, a instalação do posto permite que os moradores daquela região deixem de deslocar-se até o centro da cidade para executar serviços como registro civil e notas. A coordenação administrativa, escolha do prédio, instalações, planejamento e critérios quanto à distribuição dos serviços são atribuições suportadas pela Associação dos Notários e Registradores de MS (Anoreg).

Os bairros que integram o complexo Moreninhas ficam a aproximadamente 20 km da região central e a população daquela comunidade é estimada em 56 mil moradores. O serviço disponibilizado será nos mesmos moldes do que atualmente acontece na Casa da Cidadania: um escrevente de cada cartório se desloca até o local e trabalha com poderes para praticar e subscrever atos como escrituras, reconhecimento de firmas, registro de nascimento, autenticações, certidões, etc.

Para o Dr. Luiz Gonzaga, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, a implantação do posto facilita o acesso das populações aos serviços cartorários essenciais. “Os habitantes daquela região não precisam mais deslocar-se até o centro – uma viagem que muitas vezes se mostra onerosa e desconfortável. Sem dúvidas, um benefício social à população. Importante ressaltar que o posto não será uma extensão de um cartório específico, mas a junção de esforços de todos os cartórios, exceto o de registro de imóveis”, disse o juiz.

Cada cartório providenciará, além do deslocamento de funcionário, a abertura de livros auxiliares específicos, ficando a cargo da Anoreg a aquisição dos selos necessários. O posto está funcionando com serviços de autentificação, reconhecimento de firma, procurações, pedidos de certidões de protesto, registro de imóveis e registro civil.

Presentes na inauguração estavam Paulo Francisco Coimbra Pedra, presidente da Anoreg; Nelson Trad Filho, prefeito municipal; Vladimir Abreu da Silva, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça; Marco José de Brito, diretor do Fórum da Capital; Luiz Fernando Buainaim, presidente da Associação Comercial; o vereador Edil Albuquerque, além de lideranças e presidentes de entidades daquele bairro.

O posto avançado também atenderá habitantes de bairros próximos como o Nova Capital, o Jardim Novo Horizonte, Santa Felicidade, Jardim Gramado, Jardim Canguru, Jardim Mário Covas, Jardim Los Angeles e Jardim das Meninas.
 
   


MS Notícias – MS