A Irlanda é o primeiro país que decide em voto a legalização ou não do casamento de pessoas do mesmo sexo. Na Irlanda, mudanças na constituição precisam ser aprovadas por plebiscito.
Em outros países onde o casamento gay foi legalizado isso não foi necessário. Mas, já que foram chamados a decidir, os irlandeses estão fazendo isso em peso.
O comparecimento às urnas é maior do que em outras votações e muitos integrantes da enorme comunidade irlandesa espalhada pelo mundo voltaram para o país só para votar. As pesquisas variam muito, mas todas dizem que a maioria aprova a mudança.
A Irlanda é um país muito católico. A igreja se manteve à margem da discussão, mas alguns grupos religiosos fizeram campanha pelo "não".
É uma grande mudança, já que, há apenas 22 anos, relações homossexuais eram consideradas crimes no país. Em 2010, o governo irlandês autorizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo, mas elas não têm os mesmos direitos dos casais heterossexuais perante a lei. O resultado da votação deve sair neste sábado (23).
Clique aqui e assista a matéria.
Fonte: G1