Mais de 3 mil pais devem reconhecer seus filhos no Recife

A Corregedoria Geral de Justiça, em parceria com várias entidades, como o Ministério Público e a Associação de Mães Solteiras, vai deflagrar na terça-feira, 26/07, uma grande campanha de reconhecimento voluntário de paternidade. A campanha pretende obter, nos dias 8,9 e 10 de agosto, (vésperas do Dia dos Pais) 3.000 reconhecimentos no Recife e Região Metropolitana.

Denominada "Seja Herói do seu Filho", a campanha foi desenvolvida no Gabinete do corregedor auxiliar juiz Janduhy Finizola, com apoio e incentivo do corregedor geral Bartolomeu Bueno."Este trabalho está em sintonia com o projeto Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece aos juizes e tribunais brasileiros envidarem esforços para levar pais omissos a assumirem suas responsabilidades", diz o corregedor geral.

O lançamento da campanha será às 9,30h do dia 26/10, no Gabinete do Corregedor Geral, quando será assinado termo de cooperação que define a participação de cada entidade parceira. Á tarde, no fórum Rodolfo Aureliano, será realizado o seminário "Paternidade: direito de todos", quando haverá discussão sobre os efeitos afetivo, emocional, social e jurídico da ausência do reconhecimento de paternidade.

Além da Corregedoria de Justiça, órgão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, participam da campanha o governo do estado, através da Secretaria da Infância e juventude; os Conselhos da Criança e do Adolescente; A Associação Pernambucana de Mães Solteiras; o Ministério Público; a Defensoria Pública; a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado, do Fundo de Registro Civil; a Unicef, a Faculdade Metropolitana; a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

As Associações de Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg) e dos Registradores de Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen), que também participam do projeto, vão disponibilizar pessoal nos locais onde serão averbadas as certidões de reconhecimento.

A campanha se reveste de tanta importância que a Corregedoria decidiu mandar confeccionar camisas, cartazes, folders, botons, canetas , baners e faixas, todos produzidos pelo Núcleo de Imagem da Assessoria de Comunicação Social do TJPE. Também será feita divulgação nas escolas e igrejas. A Defensoria Pública realizará um trabalho de conscientização e informação dentro dos presídios, facilitando a adesão dos que querem fazer o reconhecimento, mas não podem se deslocar ao Fórum do Recife nos dias marcados.

Por ocasião do lançamento da campanha, terça-feira, o corregedor geral Bartolomeu Bueno dará entrevista coletiva à Imprensa, falando dos pormenores da campanha e do seu alcance entre as comunidades mais carentes. Estima-se que só dentre os estudantes de escolas públicas haja mais de 400 crianças oficialmente "sem pai".

"Neste Dia dos Pais (14/08) serão eles que vão dar aos seus filhos o maior dos presentes: o nome", diz o corregedor geral.

 

Fonte: Blog do Jamildo – PE