Mega Mutirão da Defensoria de Mato Grosso garante 24 horas de atendimento ao cidadão

Como parte das comemorações ao aniversário de Várzea Grande, a Defensoria Pública de Mato Grosso promoverá nos dias 14 e 15 de maio um Mega Mutirão.

Serão 24 horas ininterruptas de atendimento, com orientação jurídica e mediação de conflitos. O evento, que ocorre de nove da manhã do dia 14 até as nove da manhã do dia 15, também faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Defensor Público (19/05).

Para os Defensores Públicos da Comarca, o mutirão é uma forma de dar mais celeridade nos processos. Através da mediação é evitado que muitas ações cheguem às mesas dos juízes.

Através da mediação o caso se resolve com maior rapidez, com menos trauma para os litigantes e, acima de tudo, com um resultado satisfatório.

"Todos os casos passíveis de mediação podem ser resolvidos nestes mutirões" declaram os Defensores. Porém, os mais procurados são divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e outros do direito de família.

O Mega Mutirão tem como objetivo oportunizar o acesso aos direitos para as pessoas que muitas vezes não tem tempo de procurá-los seja porque trabalham ou por outros motivos.

Na ocasião, além de promover orientações jurídicas, a Defensoria Pública também fornecerá a população a declaração de hipossuficiência para confecção gratuita da segunda via de documentos com o a carteira de identidade.

Nesse "plantão de acesso à cidadania", que acontecerá na Escola Estadual Adalgisa de Barros, a Defensoria Pública contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, do PROCON Municipal, da Politec, entre outras instituições.

 

Fonte: Defensoria Pública de Mato Grosso