Minas é líder em assistência social

Estado registra maior expansão do país em centros de referência


Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome apontam Minas Gerais como o Estado que apresenta maior expansão em números de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Estado implantou 74 centros em 2007 e 2008, o equivalente a 15% do total de novos cadastrosem todo o País.

O crescimento em relação aos segundos colocados (São Paulo e Piauí) é 64% maior. Enquanto Minas implantou 74 CRAS, os dois estados implantaram 45 cada um. A iniciativa do Ministério de contabilizar os novos CRAS faz parte da estratégia de aprimorar o acompanhamento dos serviços e ações oferecidas nos centros, principais unidades públicas de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Vulnerabilidade

Os CRAS destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). As famílias atendidas são encaminhadas à rede de proteção do município, como creches, escolas, postos de saúde, centros de convivência de idosos e também a cursos profissionalizantes. Psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam nos Centros de Referência são capacitados pela equipe do Governo de Minas.

Minas Gerais vem se destacando nas ações de execução e implementação do SUAS. Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em junho de 2008, mostram que o Estado já tinha concluído 71,4% das ações do Pacto de Aprimoramento de Gestão Estadual, firmado em 2007 com os estados da federação. Além de liderar no comparativo com todas as unidades da federação, o Estado de Minas Gerais já havia executado, sozinho, duas vezes mais que a soma da região Sudeste. Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo realizaram, juntos, 38,3% das ações (Espírito Santo, 10,7%; Rio de Janeiro, 10,9% e São Paulo, 16,7%). O segundo colocado no ranking é o Ceará com 50% de ações concluídas e 50% em andamento. Entre os estados do ranking, somente em Minas e no Ceará todas as ações previstas estão em andamento.

Minas foi também o primeiro Estado a destinar recursos orçamentários para implantação dos CRAS. Atualmente, tem 648 em 518 municípios. A verba para essa finalidade já está garantida. Em 2008, o Governo destinou um total de R$ 11,4 milhões para melhorar o atendimento. As ações são realizadas de forma articulada entre municípios, Estado e União. Cabe ao Estado assessorar os municípios na gestão local do SUAS. Implantação

A implantação do SUAS em Minas Gerais é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, e é um dos programas estruturadores do Governo de Minas. O SUAS é um sistema do Governo federal que tem como objetivo organizar, estruturar e posicionar, num único sistema, todos os serviços de assistência social, oferecidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS).

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais