A Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lança oficialmente, nesta quarta-feira (7), a Campanha de Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica 2011, protagonizada pela cantora Ivete Sangalo. O lançamento ocorre durante o Encontro Nacional de Agentes Mobilizadores para Promoção do Registro Civil de Nascimento. O encontro será às 17h na sede da SDH em Brasília.
As peças, que incluem filme, cartilha, cartaz, folder, envelope e spot de rádio, são um importante instrumento de convocação dos gestores para intensificarem a execução das ações de promoção do registro civil de nascimento e do acesso à documentação básica em todo o território nacional.
O objetivo do evento, que vai até quinta-feira (8), é reunir toda a rede de promoção do Registro Civil e dar continuidade às ações de mobilização e promoção voltadas à área, reforçando as estratégias do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro de Nascimento e ampliação do acesso à Documentação Básica.
Segundo a coordenadora-geral de promoção do Registro Civil de Nascimento, Beatriz Garrido, a mobilização é um passo importante para garantir que todas as brasileiras e brasileiros tenham nome, sobrenome, nacionalidade e exerçam seus direitos, além de ser essencial para o atendimento da população em situação de pobreza extrema.
Participam do encontro a corregedora-Nacional de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmom, membros do Comitê Gestor Nacional do Plano Social RCN e Documentação Básica, secretários estaduais responsáveis pela execução da política em âmbito local; Corregedorias Estaduais de Justiça e Associação Nacional dos Registradores de Pessoas.
Lançamento Campanha de Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica 2011
Data: 7 e 8 de dezembro de 2011
Hora: 17 horas (Abertura)
Local: Auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Setor Comercial Sul, Quadra 09, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, 8º andar, Brasília/DF
Fonte: SEDH