No município de Monte Azul, o atendimento foi feito na Secretaria Municipal da cidade, local onde a equipe foi recebida pelo oficial Divino de Freitas, que trabalhou durante todo o evento na emissão de segundas vias de certidões. A secretária de Assistência Social, Dilma Luíza Jorge, também esteve presente no evento, assim como o chefe de gabinete da Prefeitura, Francisco de Assis Gonçalves Dias.
Engajada nos problemas sociais de Monte Azul e dos municípios vizinhos, Dilma explicou porque muitos moradores das comunidades quilombolas não possuem a documentação civil básica: “O problema é que não existe a tradição do documento, são gerações e gerações sem nenhum tipo de documentação civil”. A assistente social mencionou também a importância do Projeto Caravana da Assistência Social para o município: “é importante ter o Recivil e a Sedese como executores desse tipo de projeto, porque exerce um poder de mobilização maior na medida em que as pessoas não enxergam interesse político nas ações”.
Durante todo o evento, voluntários e a equipe da Prefeitura de Monte Azul ajudaram a organizar a fila de moradores que esperavam para ser atendidos. Um dos serviços mais procurados foi a fotografia, em que 200 pessoas puderam tirar novas fotos 3×4, totalizando 883 fotos emitidas ao longo do evento.
Ao final do dia os números do evento foram:
Carteira de identidade | 337 |
CPF | 130 |
Carteira de trabalho | 100 |
2ª via de certidão de nascimento | 228 |
2ª via de certidão de casamento | 62 |
2ª via de certidão de óbito | 1 |
Registro | 2 |
Solicitação de registro tardio | 0 |
Requerimento de óbito tardio | 0 |
Certidão negativa | 0 |
Fotografia | 883 |
Oficial Divino Ferreira participa da Caravana da Assistência Social