Monte Azul

No município de Monte Azul, o atendimento foi feito na Secretaria Municipal da cidade, local onde a equipe foi recebida pelo oficial Divino de Freitas, que trabalhou durante todo o evento na emissão de segundas vias de certidões. A secretária de Assistência Social, Dilma Luíza Jorge, também esteve presente no evento, assim como o chefe de gabinete da Prefeitura, Francisco de Assis Gonçalves Dias.

 

Em Monte Azul, além da carteira de identidade e dos serviços do Cartório de Registro Civil, o mutirão da cidadania ofereceu aos moradores do município a possibilidade de adquirir a carteira de trabalho, CPF, título de eleitor.

 

Engajada nos problemas sociais de Monte Azul e dos municípios vizinhos, Dilma explicou porque muitos moradores das comunidades quilombolas não possuem a documentação civil básica: “O problema é que não existe a tradição do documento, são gerações e gerações sem nenhum tipo de documentação civil”. A assistente social mencionou também a importância do Projeto Caravana da Assistência Social para o município: “é importante ter o Recivil e a Sedese como executores desse tipo de projeto, porque exerce um poder de mobilização maior na medida em que as pessoas não enxergam interesse político nas ações”.

 

Durante todo o evento, voluntários e a equipe da Prefeitura de Monte Azul ajudaram a organizar a fila de moradores que esperavam para ser atendidos. Um dos serviços mais procurados foi a fotografia, em que 200 pessoas puderam tirar novas fotos 3×4, totalizando 883 fotos emitidas ao longo do evento. 

 

Ao final do dia os números do evento foram:

 

 

Carteira de identidade

337

CPF

130

Carteira de trabalho

100

2ª via de certidão de nascimento

228

2ª via de certidão de casamento

62

2ª via de certidão de óbito

1

Registro

2

Solicitação de registro tardio

0

Requerimento de óbito tardio

0

Certidão negativa

0

Fotografia

883

 

                                                          

Oficial Divino Ferreira participa da Caravana da Assistência Social