No dia 27 de fevereiro, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil, iniciou a rota de atendimentos para emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação faz parte do projeto MP Itinerante do Ministério Público estadual. Até dezembro, o MP Itinerante irá percorrer 31 localidades entre municípios, territórios indígenas e quilombolas. Para a viabilização da ação, o Recivil conta com a participação das serventias locais.
No primeiro mês, a caravana passou pelas cidades de Montalvânia, Miravânia e São João das Missões e prestou 152 atendimentos na região.
Nos dias 19, 20 e 21 de março, a equipe de Projetos Sociais do Recivil participou do projeto MP Itinerante na comarca de Coração de Jesus, no Norte de Minas, com atendimentos em São João do Pacuí, São João da Lagoa e Lagoa dos Patos. Ao todo, foram realizados 204 atendimentos.
Em abril, o MP Itinerante segue para as comarcas de São João da Ponte e Monte Azul, onde visitarão o território quilombola de Brejo dos Crioulos, e os municípios de Gameleiras, Monte Azul e Mato Verde.
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil