Mutirão de documentação é realizado na penitenciária de Uberaba

Uberaba (MG) – A equipe de Projetos Sociais do Recivil realizou um mutirão de documentação para os detentos da Penitenciária Aloízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Localizada no Triângulo Mineiro, a unidade abriga mais de mil e duzentos detentos, entre já condenados e outros que ainda aguardam julgamento.

 

 

Equipe do Recivil durante o atendimento dos detentos no Presídio de Uberaba


O diretor geral da penitenciária, Itamar da Silva Rodrigues Júnior, informou que a unidade dispõe de parceria com empresas privadas e também com a prefeitura da cidade. Para que o preso possa participar dessas atividades, bem como ser matriculado na escola, é necessário a existência de documentação. “Somos responsáveis não apenas por abrigar o detento, mas também viabilizar a possibilidade de devolver o acesso à cidadania, que começa com a obtenção da sua documentação”, pontuou o diretor.


Ainda segundo Itamar, já existem casos em que o trabalho de ressocialização já se mostra eficaz. Após o cumprimento da pena, alguns detentos já estão trabalhando na prefeitura da cidade e em uma empresa de argamassa.

 

Diretor geral da Penitenciária de Uberada, Itamar da Silva Rodrigues Júnior


O trabalho de documentação, realizado pelo Recivil, é valorizado também pelos presos. A detenta Elizângela Aparecida Lemos antes de ser detida perdeu todos os documentos. “É uma benção essa iniciativa, pois não tenho condições financeiras para tirar os documentos”, agradeceu a detenta.


A penitenciária conta com um corpo de profissionais composto por assistentes sociais, psicólogos, dentistas e enfermeiros que para desenvolver suas atividades necessitam da regularização da documentação do preso na unidade. Apenas nessa unidade foram realizados mais de 500 pedidos de certidões. 

 

Presos realizam pedido de certidão