Mutirão Travessia e Renda chega ao Vale do Rio Doce

Região Vale do Rio Doce (MG) – Entre os dias 23 e 29 de setembro, aconteceu a 7ª etapa do Programa Travessia e Renda de 2013. As cidades contempladas nessa etapa foram São José do Jacuri, Frei Lagonegro, São Sebastião do Maranhão, Malacacheta e Carlos Chagas. 
 
Na cidade São José do Jacuri, primeiro município a ser atendido, a secretária municipal de assistência social, Cleonice de Almeida, e a assistente social, Lhais Christina de Almeida Costa, destacaram a importância do mutirão. “Para ter acesso a programas do governo, o cidadão necessita possuir os documentos, e a demanda por documentação na cidade é grande”, destacou a secretária.
 
A secretária municipal de assistência social, Cleonice de Almeida, e a assistente social, Lhais Christina de Almeida Costa, da cidade de São José do Jacuri
 
Os mutirões tiveram grande procura por parte dos estudantes da região que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, no fim do ano, e necessitam da documentação para a realização das provas. 
 
Em todos os locais de mutirão, a procura por atendimento foi intensa. Os documentos de identidade e carteira de trabalho não são expedidos na maioria das cidades da região. Para dificultar mais o processo de expedição da documentação, o acesso às cidades maiores, onde esses documentos poderiam ser feitos, é oneroso para a população carente. 
 
A procura pelos mutirões foi intensa, principalmente por estudantes que precisam da documentação para prestar o ENEM
 
A coordenadora do CRAS de São Sebastião do Maranhão, Larissa Ribeiro de Miranda, informou que a falta de informação faz com que a população desconheça a importância da cidadania. “Para muitas pessoas atendidas, a documentação nem sempre é vista como algo necessário. O mutirão possibilitou o acesso aos documentos, especialmente para a população da zona rural”, acrescentou a coordenadora.
 
 
A coordenadora do CRAS de São Sebastião do Maranhão, Larissa Ribeiro de Miranda
 
Nas cidades atendidas, houve mobilização para a divulgação dos eventos através de agentes de saúde e de escolas locais, além do uso de carro de som e distribuição de panfletos. O resultado após os cinco mutirões foi a emissão de mais de 600 pedidos de certidão de nascimento, casamento e óbito. 

 
 
Equipe do projeto social atendeu mais de 600 pessoas durante os mutirões no Vale do Rio Doce