A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vai organizar um mutirão para emitir a segunda via de documentos de identidade perdidos pelas vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco. A ideia é também recuperar registros dos cartórios.
A falta do serviço telefônico obrigou nesta quinta-feira, 1, os bancos a postergarem o vencimento de contas. Segundo a Defesa Civil, há mais de 74,5 mil desabrigados e desalojados em Alagoas e quase 83 mil em Pernambuco.
Além do mutirão programado pela Secretaria de Direitos Humanos, a Caixa Econômica Federal (CEF) implantou horários especiais para atender beneficiários do Bolsa Família, atingidos pelas últimas enchentes em Alagoas e Pernambuco.
De acordo com a CEF, no próximo sábado, 3, as agências de Porto Calvo, Quilombo dos Palmares (em União dos Palmares) e Palmeira dos Índios, em Alagoas, funcionarão das 7h as 16h. Preferencialmente, serão atendidos aqueles que perderam todos os seus documentos em virtude das fortes chuvas.
Cada município encaminhará os beneficiários para as agências, acompanhados do representante do Bolsa Família no local. O beneficiário preencherá uma declaração em modelo próprio, juntamente com o representante da prefeitura, para a efetivação do saque, e na mesma ocasião será providenciada, de imediato, a emissão da segunda via do cartão do Bolsa Família.
A partir de segunda-feira, 5, a Caixa também abrirá outras agências nos dois Estados, em horário diferenciado, com o atendimento a partir das 7h para pagamento do Bolsa Família.
Nos dois Estados, houve 57 mortes pelas chuvas.
Fonte: Jornal da Tarde