Notários e registradores debatem sobre privatização no encontro de extrajudiciais


O Encontro de Extrajudiciais, promovido pelo Sinpojud reuniu personalidades dos mais diversos estados, tendo início na tarde desta quinta-feira (23.07), com o curso de Certificação Digital, ministrado pelo vice-presidente e diretor de certificação Digital da ANOREG-BR, Dr. Mauricio Leonardo.


Presentes ao Encontro, na manhã do segundo dia  estavam Maria José Silva (Presidente do Sinpojud) e os diretores Sandra Melo e Samuel Nonato, além dos palestrantes, Dr. Rogério Barcellar, (Presidente da ANOREG-BR); Dr. Joselito Miranda, (Juiz-Corregedor e representante do TJBA)  e Dr. Cláudio Marçal, (Secretário Geral do IEPTB).


A presidente saudou a todos e declarou aberta a sessão com o Hino Nacional. Em seguida os palestrantes discorreram sobre o tema “A atuação Institucional da ANOREG-BR e do SINPOJUD”.O Juiz-Corregedor Joselito Miranda destacou a iniciativa do Sinpojud, na figura de sua presidente Zezé, que há três anos faz estudos sobre privatização dos extrajudiciais, sempre preocupada em defender os direitos dos servidores.


Rogério Barcellar reconheceu a insegurança Jurídica que a categoria dos Notários e Registradores vem sofrendo diante da privatização. Além disso, se colocou a disposição para debater e defender os interesses da classe.


No período da tarde os palestrantes foram: Dr. Robert Jonczyk, (Presidente do IRPEN e FUNARPEN), Dr. José Maria Siviero, (Presidente do IRTDPJ-BR), Dr. Adalto Tomaszewsk (advogado), Ary José de Lima (Diretor da ANOREG-BR) e Dr. Helvécio Castello (Presidente do IRIB).Dentre os temas abordados sobre a privatização estavam: “Atuação Política da Atividade Notarial e Registral”, “O Registro Civil de Pessoas Naturais e os Novos Modelos das Certidões”, “Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas”, “O Protesto de Títulos e a Legislação Vigente” e “Registros Públicos no contexto atual e Programa Minha Casa Minha Vida”.


Encerrando os trabalhos, a sessão foi aberta a debates, onde os servidores esclareceram dúvidas e questionaram os palestrantes de outros estados, sobre como funciona o sistema de cartórios extrajudiciais privatizados. 


 


Fonte: Anoreg-BR