A criação de uma página comum para a pesquisa de decisões dos 91 Tribunais da Justiça brasileira foi debatida nesta sexta-feira durante o Encontro sobre a Padronização da Pesquisa de Jurisprudência na Internet, realizado hoje (17/2) na sala de Sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Corte, ministro Nelson Jobim, que enfatizou a importância do encontro: o objetivo é simples, mas grandioso em termos de socialização da informação, e dará mais simplicidade, eficiência, rapidez e transparência aos tribunais, observou Jobim.
Segundo o presidente do Supremo, a reunião é exatamente para criar uma forma de pesquisa uniformizada para que o usuário do sistema de informação do Judiciário possa abrir qualquer site, de qualquer tribunal, e ter o mesmo modelo de pesquisa em vez de 91 modelos distintos que inviabilizam o acesso .
Durante o encontro, foi apresentada a nova página de pesquisa que a partir de segunda-feira está presente no site de sete tribunais brasileiros: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os demais tribunais do país foram convidados a adotar a nova página em seus sítios na Internet.
A vice-presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, também participou da abertura do encontro e afirmou que a padronização na pesquisa de Jurisprudência na Internet é uma mudança fundamental de paradigma de acesso e compartilhamento à informação.
O encontro lotou a sala de julgamentos da 1ª Turma do Supremo, com mais de cem inscritos. O funcionamento do novo modelo de pesquisa na Internet foi demonstrado detalhadamente durante as palestras proferidas no encontro. A nova página de pesquisa de jurisprudência já está disponível no endereço:
http://www.stf.gov.br/jurisprudencia/pesquisa/