As novas certidões de casamento, nascimento e de óbito começaram a ser emitidas ontem na cidade. O 4º Ofício de Notas expediu a primeira certidão de casamento com o novo modelo em papel de segurança, elaborado pela Corregedoria Nacional de Justiça, em conjunto com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Em Mossoró, a primeira cidadã a receber o novo documento foi a dona de casa Maria de Fátima, que emitiu a segunda via da certidão de casamento.
Segundo a oficiala do 4º Ofício, Maria Lucivan Fontes, o grande diferencial do novo padrão consiste no material utilizado na confecção dos documentos. Trata-se de papel-moeda fornecido pela Casa da Moeda aos cartórios de registro civil de pessoas naturais. Ela explica ainda que, a partir de agora todas as certidões serão emitidas conforme um só modelo, inclusive as segundas vias, padronizando as certidões.
"O documento nesse tipo de papel dará mais segurança na confirmação da autenticidade, pois ele vem com vários mecanismos para a verificação como, por exemplo, códigos no verso e marca d’água no papel", ressalta Maria Lucivan.
Além da marca d’água, o novo documento possui outros itens que permitirão maior segurança a fim de evitar falsificações. Um dos itens de segurança é que no fundo do papel tem a palavra "autêntico", visível sob lâmpada ultravioleta com luminescência verde-limão.
Fonte: O Mossoroense – RN