Novo documento estreia no Rio

Cartão com selo holográfico e marca dágua vai reunir os números das carteiras de identidade, habilitação e trabalho, CPF, título de eleitor e PIS/Pasep a partir de outubro. Em 9 anos, todos os brasileiros terão que trocar o registro civil

Rio – Começa em outubro, no Estado do Rio, o teste do novo Registro de Identificação Civil (RIC), um cartão que vai unir em um só documento os números da identidade, CPF, título de eleitor, carteiras de habilitação e de trabalho e do PIS/Pasep. O objetivo é criar um registro único e digitalizado que possa ser acessado em todo o País. Hoje, cada estado é responsável por emitir a carteira de identidade a seus cidadãos. O não-compartilhamento de informações permite, por exemplo, que uma pessoa possa ter diferentes "identidades" no Brasil afora.

Apesar da unificação dos dados, que virão impressos no verso, os 10 dígitos que compõem o número RIC substituirão apenas os do Registro Geral. O cidadão que solicitar o novo cartão não estará livre de pedir os demais documentos. Cada um continuará a ser emitido pelos órgãos responsáveis e seu número seguirá valendo. A principal vantagem do portador do RIC é deixar todas as outras carteiras em casa.

No primeiro ano, o documento será emitido apenas para quem for tirar a primeira via, num total de 2 milhões de cartões. A previsão é que 150 milhões de brasileiros tenham o novo registro no prazo máximo de 9 anos.

 

 

Fonte: O Dia Online