Vacina para o grupo chegaram nesta sexta-feira (14) ao Estado
Desde o início da pandemia, Minas Gerais registrou 21 mortes de crianças de 5 a 11 anos por Covid-19, segundo levantamento realizado pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), com base em dados dos cartórios. Com a chegada de doses do imunizante da Pfizer nesta sexta-feira (14) a Minas, a previsão é que as crianças dessa faixa etária já comecem a ser vacinadas.
Crianças de 6 e de 11 anos foram, proporcionalmente, as mais afetadas, com quatro mortes registradas em cada uma das idades. Além das mortes por Covid-19, os cartórios também registraram quatro óbitos de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de causa indeterminada e dez por morte súbita.
Em todo o Brasil, foram 324 falecimentos pela doença nessa faixa, de acordo com o Recivil. “Observa-se, nos números compilados, que dentre as causas das mortes infantis por Covid-19, na faixa etária de 5 a 11 anos, o estado de Minas Gerais ocupa a quarta posição no ranking nacional de índice de óbitos. Embora o Estado tenha adotado medidas restritivas desde o início da pandemia, percebe-se ainda a necessidade de se manter as prevenções, entre elas podemos destacar neste momento a estratégia para garantir a imunização de forma ágil e segura da menor faixa etária possível”, detalha o presidente do sindicato, Genilson Gomes.
Fonte: O Tempo