Cerca de 30 mil pessoas estiveram neste sábado (07/11) na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo para participar do “Projeto Resgate da Cidadania – Igualdade e inclusão”, promovido pelas Comissões OAB Cidadã/MG e OAB Mulher/MG em parceria Associação Humana Divina Providência. O presidente Seccional mineira, Raimundo Cândido Júnior esteve presente e falou sobre a satisfação em colaborar com tal projeto. “Esse tipo de ação me deixa bastante contente em saber que a OAB contribui com a sociedade. Nosso propósito é além de defender o advogado, ficar ao lado do cidadão”, frisou.
A presidente da OAB/Cidadã, Marlene Alves de Almeida Silva, salientou a escolha do local de realização do projeto neste ano, “o município de Ribeirão das Neves possui o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) de Minas, ficando atrás apenas da região do Vale do Jequitinhonha, além de ter também a maior população carcerária do Estado. Nosso objetivo é trazer a cidadania para essas pessoas que tanto necessitam”, disse.
Foram oferecidos gratuitamente, das 09h às 17h serviços como: emissão de documentos, termo de reconhecimento de paternidade; realização de casamentos; além de atendimento médico (Medicina Preventiva); orientação jurídica; atividades culturais e de lazer.
O superintendente da Associação Divina Providência, Celso Fernandes acredita que “o evento conscientiza a população de Ribeirão das Neves sobre o trabalho que a Cidade dos Meninos proporciona para a sociedade”, afirma. Entre eles a promoção do adolescente em sistema interno e semi interno, que oferecem moradia, alimentação, educação, acompanhamento médico, odontológico, prática de esportes e artes, cursos profissionalizantes, entre outros.
Segundo o superintendente geral da Associação Divina Providência, Edson Nunes de Oliveira, “a parceria com a OAB/MG reforça o trabalho que já em sendo realizado, isso só colabora para o progresso do evento. Ele ainda acrescentou que a primeira edição do projeto atendeu 26 mil pessoas, e está edição superou com cerca de 30mil. “Espero que essa parceria venha para ficar”, concluiu.
Entre os parceiros do projeto estão a Escola de Administração Fazendária/MG, Exército Brasileiro 4ª Região Militar, Juizados de Conciliação de MG, PMMG, RECIVIL-Supervisora Administrativa Programas Sociais, Rede de Apoio ao Circo-RAC, Secretaria Regional de Fazenda de Belo Horizonte, SESC-Saúde, SINE-SEDESE-Secretaria de Desenvolvimento Social, Cartórios do TRE/MG – da 286ª e 321ª zona eleitoral de Ribeirão das Neves e Justinópolis.
Processo de seleção para a Cidade dos Meninos
As inscrições para famílias interessadas em usufruir desses acompanhamentos aos adolescentes estão abertas até o próximo dia 13 de novembro, podendo participar toda população de Ribeirão das Neves e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3626-9129.
Fonte: OAB-MG